terça-feira, 14 de maio de 2013

Temporada de “Lete” estreia no dia 17 de maio na Madeira-Mamoré


A uma semana da estreia nos palcos de Porto Velho, a Beradera Companhia de teatro ajusta os últimos detalhes para o espetáculo “Lete”, que retratará a transformação social e cultural de uma cidade fictícia com a instalação de uma usina hidrelétrica. A temporada terá inicio no dia 17 de maio e segue até o dia 26 de junho, em novo local, no galpão do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Após meses de pesquisa, vivencias e contato com personagens reais que, direta ou indiretamente, tiveram suas vidas e suas histórias transformadas com os diferentes ciclos migratórios que contribuíram para a formação do estado, “Lete” promete emocionar o publico local, que verá sua história refletida no palco do teatro montado em um dos galpões da histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, tombada como patrimônio cultural brasileiro pelo Governo Federal.

Porto Velho é o cenário principal que inspirou o espetáculo, que foca no último ciclo migratório, o Ciclo das Usinas, que assim como os demais, atraiu trabalhadores de todas as partes do país e do mundo, fomentando ainda mais a miscigenação cultural, característica marcante da região.

A trilha sonora que embala as histórias de “Lete” foi composta pelo cantor e compositor Bado especialmente para o espetáculo que, durante o processo artístico, contou com a parceria de Bira Lourenço, e leva todo o regionalismo ribeirinho ao teatro. O processo de criação, como explica o compositor, envolveu o diálogo com os atores e observação dos ensaios. “Um dado que me chamou a atenção foi a predisposição do projeto em buscar novos caminhos para uma ação dentro da dramaturgia, rebuscada pela direção e os atores de forma presencial nos vários ambientes que norteiam o contexto”, ressalta Bado.

Temporada
Devido a problemas estruturais no Sesc Esplanada, a temporada do espetáculo foi transferida para um novo local, o galpão do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A estreia acontece no dia 16 de maio e as apresentações seguem até o dia 2 de junho, sempre às 20h30, com entrada gratuita.

Ficha Técnica
“Lete” foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) através do edital Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012 para montagem cênica, com o apoio do Ministério da Cultura (Minc),

Texto e Direção: Rodrigo Vrech
Elenco: Andressa Silva; Gisele Stering; Raoni Amaral; e Yuri Brugnari
Figurino: Einstein Berguerand
Trilha Sonora Original: Bado
Músicos: Bado (violões); Bira Lourenço (percussão); e David Castro (flauta)
Assessoria de Imprensa: Folk produções
Arte: Moisés Costa
Iluminação, Cenário e Direção musical: Beradera Companhia de Teatro
Realização: Associação Trilhos Culturais, Azagaia Núcleo de Criações e Beradera Companhia de Teatro

Serviço: Temporada do espetáculo “Lete”
Data: 17, 18, 24, 25, 26, 31 de maio e 01 e 02 de junho
Horário: sempre às 20h
Local: galpão da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – Avenida Farquar com Sete de Setembro, Centro.
As apresentações são gratuitas.


________________
Fonte:
Folk produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: