sexta-feira, 27 de julho de 2012

II Seminário Amazônico de Teatro de Rua: O Brasil reunido às margens do Madeira



Às margens do belo Rio Madeira estiveram reunidos atores, diretores teatrais, alunos de teatro e teatrólogos de todo o país para mais um dia de debates dentro da segunda roda de conversa denominada "Roda de Artes Públicas", que fez parte do II Seminário Amazônico de Teatro de Rua, que acontece paralelamente com a 5* edição do Festival Amazônia Encena na Rua.


O debate da tarde de terça-feira, 24, contou com a palestra do teatrólogo Amir Haddad, diretor de teatro da Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na última vez que Amir Haddad esteve em Porto Velho o teatro de Arena do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré ainda estava em construção e ver este palco das artes pronto foi um dos motivos que o trouxe de volta à capital.

 

Durante sua palestra Amir definiu arte realizada fora dos espaços tradicionalmente dedicados a ela, (os teatros fechados, galerias e até museus) falando de uma arte realizada em espaços públicos, ainda que o termo possa designar também interferências artísticas em espaços privados, como hospitais e aeroportos. A idéia geral de Amir é de que setrata de arte fisicamente acessível, que modifica a paisagem no entorno da arte.


O evento reuniu pessoas vindas de vários municípios do interior de Rondônia, de toda a Amazônia Legal, além de convidados de todo o país, a maioria dos participantes do Seminário estão na capital para participar e prestigiar o Festival Amazônia em Encena na Rua.

O Seminário é organizado e realizado pelo grupo teatral O Imaginário em parceria com a Fundação Iaripuna e assim como as apresentações de teatro, circo e dança que estão acontecendo no Festival o seminário tem agradado o público que prestigia o evento.

Programação
DIA 26/07
19h - Estilo: Dança de Salão - D’PS Cia. de Dança - Porto Velho - RO
19h30 - Pelas Barbas do Mandi e Pelo Suco do Açaí, Apareceu um Palhaço Aqui - Palhaço Sorriso da Amazônia - Porto Velho - RO
20h30 - O Juiz de Paz da Roça - Movimento, Arte, Pesquisa-Investigação – MAPI - Porto Velho – RO
21h30 - Mar Acá – Mitologia Latino-Americana - Locômbia Teatro de Andanças - Boa Vista - RR

DIA 27/07
19h - Estilo: Dança do Ventre, Samba e Zouk - Cia. de Dança Nara Teixeira - Porto Velho - RO
19h30 - Julieta de Bela Flor - Grupo de Teatro Evolução - Porto Velho - RO
20h30 - Palhaço Pato e Laranjinha Pintando o Sete - Trup do Pato - Macapá - AP
21h30 - João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel - Uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. - Grupo Eureca - Macapá – AP

DIA 28/07
19h - Estilo: Dança do Ventre - Cia. de Dança Christina Pontes - Porto Velho - RO
19h30 - Odissi - Locômbia Teatro de Andanças - Boa Vista – RR
20h30 - Poropopó - Companhia Será O Benidito?! - Rio de JaneiroRJ 
21h30 - A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado - O Imaginário - Porto Velho – RO

DIA 29/07
18h - O Circo na Arena - Todos os circenses
19h - Estilo: Dança do Ventre - Cia. de


____________________
Fonte: Por Edina Silva
Fotos Quintela/ Frank Néry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: