terça-feira, 29 de maio de 2012

Olimpíada de língua portuguesa tem inscrições prorrogadas‏

Previstas para encerrarem na última sexta-feira (25), as inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” foram prorrogadas para o dia 22 de junho. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terá mais tempo para aderir ao concurso, parte da primeira etapa. Logo em seguida, num segundo momento, é a vez de as escolas efetuarem sua adesão.

O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre os alunos da educação básica das redes públicas estaduais e municipais, que vão focar quatro gêneros com o tema “O Lugar Onde Vivo”.

Estudantes do quinto e do sexto anos no ensino fundamental farão a abordagem do tema em forma de poemas; os do sétimo e oitavo, de memórias literárias; os do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio irão trabalhar o tema em forma de crônica; os alunos do segundo e do terceiro anos do ensino médio participarão na categoria de artigos e opinião.

A Olimpíada, segundo os secretários titular e adjunto, Júlio Olivar e Izabel Luz, também proporciona capacitação a professores. Ao acompanhar seus alunos na competição, eles integram um processo de formação. As redes oferecem cursos e oficinas de revisão de conteúdos de língua portuguesa.

Prêmios
Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola, passa por município, estado e região e chega ao âmbito nacional. A premiação compreende entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias há prêmios também para alunos, docentes e para as escolas.

Na segunda edição, em 2010, a Olimpíada teve a participação de aproximadamente 7 milhões de alunos e de 239,4 mil professores, representantes de 60,1 mil escolas públicas.

As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ser feitas pela internet no site: http://escrevendo.cenpec.org.

__________
Fonte: Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: