quarta-feira, 30 de maio de 2012

Consultor do MinC reúne com conselheiros de cultura de Porto Velho

O consultor Zhumar de Nazaré, do Ministério da Cultura (MinC), se reuniu na última segunda-feira, 28 com os membros do conselho municipal de Cultura, para debater a elaboração do Sistema Nacional de Cultura (SNC), na região Norte. O SNC visa construir uma gestão da cultura local de forma organizada, interligar os entes federados para trabalhar na solidificação da cultura nacional, ampliar os recursos e diminuir a burocracia, oferecer programa de formação nas diversas áreas culturais.
O representante do MinC lembrou que a região Norte é a que menos capta recursos por meio da Lei Rouanet, que concede incentivos fiscais às empresas que investirem na área cultural, e que o SNC está sendo criado para democratizar o acesso aos investimentos destinados à área.
“Precisamos elevar os estados da região Norte ao mesmo patamar das demais unidades da Federação, principalmente do eixo Sul e Sudeste. Por isso que o ministério está contratando consultorias para auxiliar os estados e municípios da região para conseguir acessar recursos federais iatuppara investir no setor”, disse aos conselheiros.
Zhumar de Nazaré também elogiou a decisão política do prefeito Roberto Sobrinho de ser um dos primeiros municípios da Amazônia a aderir o Sistema Nacional de Cultura e a criar uma legislação específica para tratar da questão, com a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e o dispositivo que amarra a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que está em fase de elaboração.
A vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, lembrou que a vinda do consultor do Ministério da Cultura foi um compromisso assumido pela prefeitura durante a realização da Conferência Municipal de Cultura realizada em março deste ano, no Teatro Banzeiros.“Por deliberação dos conferencistas, ficou acertado que até o dia trinta de maio, cada fórum setorial do Conselho de iaripuadnaCultura teria que entregar suas propostas ao Plano Municipal. E o Zhumar veio justamente para auxiliar os conselheiros nessa tarefa e também e já discutir a contribuição de Porto Velho no Sistema Nacional de Cultura”, afirmou.
Ela explicou que por meio do SMC, será construído junto à sociedade, o Plano Decenal de Cultura, um instrumento garantirá as ações de políticas culturais que ultrapassem as gestões de governo, e o conselho de cultura será uma eficiente ferramenta para dar autonomia ao setor.
_____________
Por Joel Elias
Fotos: Quintela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: