quarta-feira, 30 de maio de 2012

Município vai sediar a 4ª Reunião do Fórum de Gestores de Cultura da Região Norte

Porto Velho sediará, no período de 31 de maio a 1º de junho, a 4ª Reunião do Fórum de Gestores de Cultura da Região Norte. O evento será realizado no Teatro Banzeiros, das 08h às 18h. Para o encontro estão confirmadas as presenças dos secretários de Cultura dos estados da região e de suas respectivas capitais — Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Boa Vista (RO), e Palmas (TO).
  
Na pauta estarão sendo discutidos assuntos relacionados às políticas públicas do setor cultural, assim como fortalecimento das ações e dos programas do Ministério da Cultura (MinC) na região Norte. A reunião também tem por objetivo propor e oferecer, com o apoio das instituições culturais federais, mecanismos de facilitação e fortalecimento dos processos de desenvolvimento cultural do país.
Dentre outras atribuições, auxiliar os estados e municípios a elaborarem seus planos de cultura e se incorporarem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), coordenado pelo MinC. “Será um dia inteiro de discussão e esperamos que a reunião de Porto Velho, também seja proveitosa como foram os encontros realizados nas outras três capitais. E aqui em Porto Velho, avançamos muito nesse segmento com a criação do Sistema Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, por decisão política do prefeito Roberto Sobrinho”, adiantou Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna.
Berenice Simão também afirmou que o Conselho de Cultura, instalado recentemente no âmbito do município, já iniciou a fase de elaboração do Plano Municipal de Cultura, instrumento importante para o setor porque passa a tratar da cultura como política de governo, independe de quem seja o prefeito. O plano tem validade de 10 anos.
____________
Por Joel Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: