quarta-feira, 21 de março de 2012

Peça teatral proporciona experiência inédita para a comunidade surda

Desde o dia 17 de março a comédia “Já passam das Oito” diverte o público porto-velhense no Teatro UM do Sesc Esplanada. A peça estreou com casa cheia no último fim de semana e agora dá uma nova perspectiva ao teatro local através da inclusão social.


A comédia poderá ser assistida por surdos, neste sábado (24), a partir da ideia de Marcos Grutzmacher, preparador vocal do espetáculo, que fará a interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele conta que a iniciativa visa possibilitar que os deficientes auditivos tenham acesso aos eventos culturais. “Os surdos acabam se afastando desses eventos por não haver certa preocupação com a acessibilidade deles”, afirma.

A presidente da Associação de Intérpretes, Ariana Boaventura, fala em nome da associação que ficou muito feliz com a iniciativa do grupo em convidá-los. “Os surdos, de um modo geral, não frequentam por conta da comunicação. Eles utilizam a linguagem de sinais, e se não há tradução, eles não compreendem. Vai ser a primeira vez que a comunidade surda vai ao teatro junto. Será uma primeira experiência”, finaliza. 


O convite não se restringe apenas aos membros da associação, toda a população que pode comparecer e levar um amigo ou parente que seja surdo para assistir à peça. Após o espetáculo o elenco fará um debate para que eles conversem com o elenco e direção sobre o ofício do teatro e também curiosidades e as impressões sobre a montagem.

O intérprete
Marcos Grutzmacher é intérprete certificado pelo Exame Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras), emitido pelo Ministério da Educação (MEC), membro da Associação de Intérpretes de Porto e atua na área há 6 anos.

As tias
Alda e Nalda, as tias, já são figuras carimbadas do cenário cultural local, onde participaram ativamente em programas de Tv e rádio do Dia Internacional da Mulher. Diariamente, as tias batem papo com seus “anjinhos” através do Facebook (http://www.facebook.com/TiaNaldaeAlda), dando dicas e informações sobre o espetáculo.

Elas também estão presentes na rádio CBN, com a coluna semanal "Sabores do Norte", às sextas feiras 15h30, acompanhadas de Alisângela Lima para falar sobre a culinária regional.


A comédia
A comédia de costumes traz as irmãs Nalda (Alexandre Lemos) e Alda (Juraci Júnior), que criaram durante anos o seu único sobrinho, Valdinho (Allan Halsse). Para surpresa das duas, o rebento anuncia que está de casamento marcado com Maria Louísa (Madaí Dias), uma moça de família que conhecera. É claro que esta decisão será afetada por conta dos ciúmes das tias, que irão até as últimas consequências para não deixar a noiva invadir o lar que pertence a apenas três pessoas.

“Já Passam das Oito” continua em cartaz no dias 24, 25 e 31 de março e 01, 07 e 08 de abril, no Teatro Um do SESC, às 20h30. Ingressos custam R$ 20,00, com direito reservado a idosos e estudantes (que apresentarem carteirinha de estudante) de pagar meia entrada. Reservas e informações: (69) 8120-4183.

A temporada, que faz parte do projeto “Teatro em Cartaz” do SESC Rondônia, teve apoio de empresas que acreditam e investem na arte produzida em Rondônia e contou com o patrocínio da Uniron, Restaurante Árabe Jarude, Cantina do Porto, Merô Reis e Spaço Della´s, e ainda apoio cultural do site de notícias Rondônia ao Vivo, Rádio CBN Rondônia e Porto Velho Shopping. A realização é da Folk Produções em parceria com o Grupo Raízes do Porto e Sesc Rondônia.

SERVIÇO TEATRO:
Peça: “Já Passam das Oito”;
Texto: F. Barros;
Direção: Alexandre Lemos;
Dias: 24, 25 de 31 de março e 01, 07 e 08 de abril (sábados e domingos);
Local: Teatro Um do SESC (Rua Presidente Dutra, Bairro Pedrinhas);
Horário: 20h30.

________________
Fonte: Folk Assessoria
Fotos: Avener Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: