quinta-feira, 22 de março de 2012

Conferência Municipal de Cultura acontece no dia 30 de março

Militantes da cultura, do fórum de patrimônio histórico, artistas e comunidade em geral são convidados a participar da 3ª Conferência Municipal de Cultura, nos dias 30 e 31 de março, no teatro Banzeiros. Entre os assuntos tratados está a ratificação do processo de organização dos Fóruns Setoriais, iniciados em fevereiro; posse do Conselho Municipal de Cultura e Elaboração das linhas gerais do Plano Municipal de Cultura.

Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna conta que já foram eleitos os conselhos de diversas câmaras. “Foi um processo de eleição de representantes da sociedade civil de forma participativa de acordo com cada Câmara Setorial”, disse.

Restam apenas os Conselhos de Literatura, Indígena e Patrimônio Histórico. Todos os colegiados estão compostos, com exceção do de Literatura, que será o último a se reunir.

Câmaras setoriais
No total, são 12 câmaras setoriais: de Artes Visuais e Design; de Artesanato; de Audiovisual e Arte Digital; de Música; de Teatro; de Dança; de Cultura Popular e Folclore; de Cultura Afro-brasileira; de Cultura Indígena; de Literatura; de Circo e de Patrimônio histórico.

Segundo Berenice Simão, a primeira ação para se obter políticas públicas na área da cultura para Porto Velho foi a criação da Lei 435 de 24/11/11, que cria o Sistema Municipal de Cultura. “O Sistema de Cultura é constituído pela Conferência, Conselho, Fundo e Plano de Cultura. A criação das câmaras setoriais é um item do Sistema. Ela compõe o Conselho Municipal de Cultura, com um representante de cada setor, que fica responsável por ser a voz das necessidades daquele grupo”, disse Berenice.

_________________
Fonte: Rebeca Barca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: