quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Programaçã​o desta quarta feira 16 de novembro FESTCINEAM​AZÔNIA

DEBATE: HORÁRIO: 08:00
LOCAL: TEATRO BANZEIROS.

AGROTÓXICOS SERÁ TEMA DE DEBATE NO FESTCINEAMAZÔNIA
O tradicional debate que ocorre durante o Festcineamazônia terá nesta edição um tema extremamente importante para o público em geral. Com base no filme “O veneno está na mesa”, de Sílvio Tendler, as discussões transcorrerão sobre o alto consumo de produtos tóxicos, inseridos na mesa dos brasileiros por indústrias alimentícias. A exibição do filme e debate será no Teatro Banzeiros, a partir das 8 horas, no Teatro Banzeiros

Segundo Tendler, a concepção do filme surgiu numa conversa com o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que chamou a atenção para a exorbitante média de 5,2 litros de agrotóxicos por habitantes. Com essa medida o Brasil ocupa desde 2008 a posição de maior consumidor mundial de agrotóxico.
O filme revela que produtos proibidos no mundo inteiro são utilizados em grande quantidade na pulverização de lavouras brasileiras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontra dificuldades para regulamentar o uso de agrotóxicos em virtude da interferências das indústrias com embargos judiciais.

Em 2009, a Anvisa coletou 3.130 amostras de produtos alimentícios em 26 estados, e o resultado mostrou que 29% apresentaram índices insatisfatórios com alto teor de produtos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Após a exibição do filme acontecerá o debate com a presença do diretor Silvio Tendler; do professor doutor Artur Moret, pesquisador da UNIR; e aAdvogada Letícia Rodrigues da Silva, especialista em Saúde Pública e em Toxicologia e Gerente de Normatização e Avaliação da Anvisa.


FESTIVAL LATINO AMERICANO DE CINEMA E VIDEO AMBIENTAL
Histórico:
Letícia Rodrigues da Silva:
A advogada Letícia Rodrigues da Silva é graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994).
Possui Especialização em Saúde Pública pela ESP/RS e em Toxicologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Mestranda em Toxicologia Aplicada à Vigilância Sanitária pela UEL. Atualmente é
Gerente de Normatização e Avaliação da ANVISA/Ministério da Saúde. Servidora Pública com experiência na área de Direito, com ênfase em
Agrotóxicos, atuando principalmente nos temas: direitos humanos, agrotóxicos, organismos geneticamente modificados, biossegurança,
toxicologia, saúde pública e regulação.

Arthur Moret:
O doutor Arthur Moret que é físico e professor de Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) também participará do debate sobre os riscos do consumo de agrotóxico. Além de pesquisador, Moret é militante de movimentos sociais, principalmente do (MAB).

Silvio Tendler:
Silvio Tendler é um documentarista brasileiro conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em
seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, dentre outros. Já produziu cerca de 40 filmes, sempre inspirando o público para a reflexão sobre os rumos do Brasil.Tendler é detentor das três maiores bilheterias de documentários do cinema brasileiro com "O Mundo Mágico dos Trapalhões" alcançando 1,8 milhões de espectadores, "Jango" com um milhão de espectadores e "Anos JK" somando outros 800 mil espectadores. Fundou a Caliban Produções Cinematograficas(1981), produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

HORÁRIO: 14H30 ÀS 17H30
LOCAL: TEATRO BANZEIROS

Clique na imagem para melhor visualizá-la:

HORÁRIO: 19H ÀS 22H30
LOCAL: TEATRO BANZEIROS

Clique na imagem para melhor visualizá-la:
 

CINEMA NO BAIRRO E NO CIRCO AS 19:00 HORAS.
“O Palhaço”, o novo filme de Selton Melo, será lançado com expectativa e emoção durante o Festcineamazônia, num mesmo período do lançamento nacional. A exibição será na mostra Cinema no bairro e no circo, realizada em Cujubim Grande como forma de socialização cultural.
O longa-metragem é uma comédia emocionante em forma de espetáculo circense. Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço
sem identidade e qualquer outro documento. Integra a divertida trupe do Circo Esperança, mas Benjamim considera que perdeu a graça, sai do circo e parte para uma aventura na busca de um sonho.

O Festcineamazônia® tem o patrocínio da Oi, BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, CTAV, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia através da SECEL e SEDUC.

MAIS INFORMAÇÕES:
3212-1313
Eduardo Kopanakis 9287-7881.
Solano Ferreira: 9214-8535/ 8108-5921/ 8478-6499.

__________________________
Fonte: Assessoria Festcineamazonia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: