sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bairro do Mocambo recebe Cinco e Meia e Acordes na Praça

Programação inclui grandes nomes da música regional e será iniciada às 16h com a mostra de artesanato “Feira do Sol”, na praça São José.

O bairro Mocambo, berço da boêmia de Rondônia, será palco nesta sexta-feira de uma festa cultural, com a apresentação de grandes nomes da música regional. O grupo “Choro entre Amigos” vai iniciar a programação, às 20h. Em seguida Heitor Almeida apresentará o festejado show “Eternamente Cartola”. O evento será finalizado com o som contagiante da Banda Sambolero, sob o comando de Orismildo. A programação também inclui a mostra de artesanato “Feira do Sol”, a partir das 16h, na praça São José, e pratos regionais, como vatapá, galinha picante e tacacá.

A tarde-noite cultural desta sexta no Mocambo é uma realização dos projetos Cinco e Meia e Acordes na Praça, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e apoio da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna e da Associação de Moradores e Amigos do Mocambo. Presidente da entidade, Géri Anderson, lembra que o Mocambo é um reduto da cultura porto-velhense. “Quando a cidade de Porto Velho ia do Triângulo até o Km 1, os boêmios se divertiam no Mocambo”, lembra Géri.

Choro
O grupo Choro entre Amigos que se apresenta no Mocambo será formado por Nicodemus (violão sete cordas), Válber (pandeiro), Válber (cavaquinho e bandolim), Paulo Humberto (flauta) e Nélson (clarinete). A participação de músicos talentosos, que já dominam seus instrumentos, promete uma grande apresentação musical.

O show “Eternamente Cartola” produzido e apresentado por Heitor Almeida foi criado em 2009 e incluído no Movimento Gente da Mesma Floresta, sendo considerado um dos melhores trabalhos apresentados recentemente na região Norte. O trabalho terá a participação de Heitor Almeida (voz e percussão), Bosco (saxofone), Nei (cavaco), Júnior Lopes (bateria) e Ênio (surdo, voz e violão). O grande compositor Cartola, que dá nome ao trabalho, dispensa comentários.

Reduto
Formado por antigas famílias de Porto Velho, o bairro Mocambo abriga descendentes de trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Soldados da Borracha e outros nordestinos que se transferiram para a Amazônia na primeira metade do Século XX. O bairro abriga poetas, músicos, artesãos e artistas plásticos. Criado há seis anos, o bloco de carnaval de rua “Até que a Noite Vire Dia”, formado no Mocambo, já é considerado o terceiro maior da cidade e no Carnaval de 2011 reuniu 30 mil pessoas.

De acordo com Géri Anderson, a presença do Cinco e Meia no Ninho da Coruja, no bairro Areal, há duas semanas, inspirou a ideia de convidar o projeto a também se apresentar no Mocambo. O convite foi prontamente aceito pelo secretário Estadual de Cultural, Francisco Leilson -o Chicão, e o Bubu, produtor do Cinco e Meia. “A nossa comunidade tem poucas oportunidades de lazer, por isso esperamos a presença de todos nesta festa da cultura, que inclui grandes nomes da música e das artes de Porto Velho”, diz o líder comunitário.

Serviço
Projeto Cinco e Meia no bairro Mocambo
Apresentações: Grupo Choro entre Amigos, Show “Isto é Cartola” e banda Sambolero
Local: Praça São José, bairro Mocambo
Horário: 16h – Mostra de artesanato “Feira do Sol”
20h – Programação musical

_______________________________
Fonte: Ana Aranda – assessoria de imprensa
(69) 8100 9063
Foto: Basinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: