sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Executivo Municipal apoia Mostra de cinema sobre Direitos Humanos na América do Sul


No próximo dia 17, no CineSesc, às 19h, na capital, acontece a 6ª Mostra de Direitos Humanos da América do Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Cinemateca Brasileira, com o apoio da prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Iaripuna. Serão exibidos diversos filmes abordando os Direitos Humanos, que envolve temas como educação, saúde, meio ambiente, e a sociedade em geral. As exibições acontecerão até o dia 24 de outubro. Serão mais de 46 produções.

Este ano, segundo a organização, alguns filmes foram indicados pela própria Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Ainda com informações da coordenação a sessão inicial terá três filmes, curta-metragem: Doce de Coco, Tempo de Criança e Máscara Negra. Na terça, 18, mais nove filmes, entre curta e longa-metragens, com destaque para os dois documentários que tratam da Guerrilha do Araguaia, conflito armado ocorrido na década de 1970 no interior do Brasil.

Outras informações
Vinte e seis capitais brasileiras (e Distrito Federal), e pela primeira vez Porto Velho, receberão a 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América Latina, um evento que tem a parceria do Ministério da Cultura, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Petrobrás. Na capital rondoniense a Mostra será de 17 a 24 de outubro, no Sesc, também parceiro em nível nacional.


O diretor da Cinemateca Brasileira de São Paulo, Carlos Magalhães, explicou que uma das principais preocupações da organização é dar acessibilidade ao público com necessidades especiais nas salas de exibição de todo o Brasil.


A cinemateca é a produtora oficial da Mostra e por isso reuniu os produtores locais(representantes de todos os estados) em uma reunião no último dia 16, na capital paulista. Na ocasião foram traçadas as estratégias de divulgação e acessibilidade para o evento. “Um ponto importante é que 100% dos filmes têm closed caption (legenda), que auxilia o deficiente auditivo. Em outros casos, temos filmes com a audiodescrição destinados aos deficientes visuais. Estes serão exibidos em duas sessões especiais em cada estado”, destacou Magalhães.

O diretor afirmou que os filmes e as respectivas sinopses das obras escolhidas estarão disponíveis no site oficial da Mostra. Cada filme é classificado com o direito específico estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

CineSESC Rondônia
120 lugares - (69) 3229.6006 ramal 239
Av. Presidente Dutra, 4175 – Pedrinhas
ENTRADA FRANCA

_____________________________
Fonte: Meiry Santos e Assessoria
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: