quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seminário discutirá patrimônio histórico, memória, acervo e cidadania

Com vistas em conhecer e atender melhor as necessidades turísticas do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) em parceria com a Fundação Iaripuna promove um seminário e oficinas nas áreas de patrimônio histórico, memória, acervo e cidadania. A programação acontece de 01 a 03 de setembro das 08h às 12h, na Biblioteca Francisco Meireles.

Aberto aos que trabalham e estagiam na área do turismo, podem participar também os acadêmicos dos cursos de geografia e história da Universidade Federal de Rondônia (Unir), de Turismo da Fimca e hotelaria da São Lucas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com o coordenador dos respectivos cursos ou na secretaria de turismo.

Agnaldo Nepomuceno,secretário da Semdestur fala da importância da iniciativa. “Queremos proporcionar um melhor atendimento nas atividades turísticas de Porto Velho. Já foi aberta nos dias de Sexta, Sábado e Domingo a visitação ao museu da Estrada de Ferro e a prefeitura por meio da Semdestur está fazendo essa capacitação aberta a acadêmicos e também para os funcionários da área do turismo”, afirma Agnaldo Nepomuceno.

Ainda segundo Agnaldo, nomuseu da EFMM e também no aeroporto funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), é um local onde os estagiários dessa área podem ter experiências. “Existem estagiários que ainda não tem um conhecimento profundo sobre o complexo, um outro objetivo do seminário, seria capacitá-los para que possam fazer visitas guiadas, onde estarão informando ao turista informações históricas do local e sobre as peças em exposição”, esclarece Agnaldo.

O seminário de Patrimônio Cultural contará com os palestrantes Carlos Macedo Dias (Poeta Mado), Altair dos Santos (Tatá-Presidente da Fundação) e a professora Yeda Borzacov.


Programação
Tema 1:Corpo, voz, espaço e participação.
Palestrante: Carlos Macedo Dias (Poeta Mado)
Local: Auditório da SEMDESTUR
Dia: 31/08
Horário: 8h00 às 11h30

Tema 2: 
Um olhar no Patrimônio Material e Imaterial, Cultural a partir do local.
Palestrante: Altair dos Santos (Tatá-Presidente da Fundação) e Carlos Macedo Dias (Poeta Mado)
Local: Auditório da SEMDESTUR
Dia: 01/09
Horário: 8h00 às 11h30

Tema 3: 
História do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Palestrante: Profº Yeda Borzacov
Local: Auditório da SEMDESTUR
Dia: 02/09
Horário: 8h00 às 11h30
Tema 4:Visitação ao Complexo da E.F.M.M
Guia: Sr.Paulo e Berenice
Local: E.F.M.M
Dia: 03/09
Horário: 8h00 às 11h30
Encerramento: Café da manhã e entrega do certificado na E.F.M.M

_______________
Fonte: Rebeca Barca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: