terça-feira, 23 de agosto de 2011

Começa a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres


A prefeitura de Porto Velho realizou na noite de segunda feira (22), a abertura da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, no Teatro Banzeiros. Representantes dos mais diversos segmentos sociais e de mulheres, políticos, lideranças comunitárias, dos distritos e comunidades ribeirinhas se fizeram presentes. Stefane Natália Silva representou o Governo Federal através da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres.

O prefeito Roberto Sobrinho, que ainda se recupera de um problema na coluna, não pôde comparecer, mas foi representado pela chefe de gabinete, Miriam Saldaña. Esta justificou a ausência do chefe do executivo municipal e declarou: “Ele espera que a conferência indique as melhores políticas públicas a serem implementadas em sua administração”.

Miriam destacou a importância que a gestão de Roberto Sobrinho tem dado às mulheres, inclusive chamando várias delas para compor seu quadro de assessores diretos. Fazendo uma breve retrospectiva das conquistas, citou a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Casa Abrigo, Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, Centro de Referência da Saúde da Mulher, a Maternidade Mãe Esperança e a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, dentre outras. “O caminho para a liberdade das mulheres e igualdade de direitos passa pela autonomia financeira, que também é importante para livrar as mulheres da violência”, disse Miriam. Nesse sentido, afirmou que a prefeitura também está fazendo o dever de casa, investindo na qualificação profissional das mulheres. “Recentemente foi lançado o projeto Eu Quero, que vai qualificar centenas de mulheres na zona Leste de Porto Velho e no distrito de Jacy Paraná”, acrescentou. O maior desafio agora, segundo Miriam Saldaña, é inserir as profissionais no mercado de trabalho. “Esperamos que essa conferência indique o caminho a ser trilhado nossos mais diversos aspectos”, enfatizou.


Política social
A primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, parabenizou a Coordenadoria de Mulheres e todas que trabalharam na organização da conferência, relembrou as conquistas dando destaque para a casa de recuperação das mulheres que sofrem com a dependência química e os serviços humanizados da Maternidade Mãe Esperança. Disse que o objetivo da conferência é a busca de igualdade e de política social para as mulheres.

Para Stefane Silva, as conferências municipais formam a base da conferência nacional que acontecerá em dezembro próximo em Brasília (DF). “Elas ajudam no desenvolvimento de políticas sociais para a construção de um mundo mais igual entre homens e mulheres”, ressaltou. Também informou que seu papel é colocar em evidência os assuntos que estão sendo debatidos a nível nacional e conhecer a realidade regional. Ela parabenizou a administração municipal pelas políticas desenvolvidas em favor das mulheres.

Sonhar mais
A coordenadora de políticas públicas da prefeitura, Mara Regina Araújo, agradeceu toda a sua equipe, em especial ao grupo que trabalha na organização da conferência. Ela enalteceu o apoio do prefeito Roberto Sobrinho, relembrou as lutas pelas conquistas e também ditou os avanços conseguidos na atual gestão municipal. “Queremos que através dessa conferência as políticas sejam implementadas para que possamos sonhar mais. É possível fazer as políticas acontecerem quando a gente quer”, frisou. “Espero que as propostas aprovadas aqui sejam levadas a Brasília para garantir os nossos direitos”, disse a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Ângela Maria Aguiar. Ela agradeceu o apoio e a vontade política de Roberto Sobrinho e disse para as mulheres que o sucesso da conferência e as propostas a serem aprovadas dependem de cada uma.

Também destacaram a importância do evento para a construção de novas políticas, a deputada estadual Epifânia Barbosa; o vereador Sid Orleans; Júlia Nogueira, da secretaria de combate ao racismo (CUT) e a secretária da CUT Nacional, Rosane Silva.

Objetivos
A conferência tem como objetivos discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no município de Porto Velho.

Depoimentos
A líder da Pastoral da Criança no bairro Fortaleza, Terezinha Rosa da Silva, disse que participou de todas as conferências municipais e sua expectativa é de que novas políticas sejam implementadas em favor das mulheres, das crianças e das famílias em geral. “O que for aprovado aqui certamente resultará em grandes benefícios para o nosso bairro”, comentou. Líder comunitária do bairro Fortaleza, Cleide Bezerra falou de sua expectativa com relação a aprovação de projetos sociais, educação e qualificação profissional que beneficiem os moradores do bairro onde mora.

Presidente da Associação de Mulheres de São Carlos, no Baixo Madeira, Rosilene Oliveira informou que é a primeira vez que participa de uma conferência, mas espera que os projetos aprovados venham a contemplar as famílias ribeirinhas, que além de ações na área social, precisam muito de consciência e organização políticas para lutarem por seus direitos.


Cultura
Antes da abertura oficial da conferência, o público conferiu várias apresentações musicais com artistas locais. Entre eles, o tecladista Carlos Guery e os cantores Valdson Pinheiro, Priscila e Dara Alencar. Crianças da Escola Municipal Jornalista Fernando Escaris também se apresentaram e ao final, o grupo Rosas do Carimbó, formado por servidoras da Secretaria Municipal de Educação, fechou a abertura oficial do evento. Na sequência, todos participaram de um coquetel.

______________
Por Augusto José
Fotos: Quintela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: