terça-feira, 23 de agosto de 2011

Iphan aprova projeto de restauração do galpão da rotunda no complexo da EFMM


A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para Rondônia e Acre aprovou esta na última semana o projeto executivo de restauração do galpão rotunda do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em Porto Velho. O galpão é o maior do complexo e abrigará o futuro museu de peças móveis e o centro de memória dos trabalhadores vitimados durante a construção da ferrovia.

De acordo com a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, órgão da prefeitura de Porto Velho, Berenice Simão a empresa Santo Antônio Energia, parceira do Município, dará segmento a execução do projeto. Antes, porém, o projeto deverá passar por elaboração de orçamento, disponibilização de recursos e licitação da obra de restauração. A obra será totalmente custeada por recursos de compensação do consórcio Santo Antônio Energia.

Nos próximos dias, a Fundação Cultural Iaripuna, acompanhará todo o processo de preparação para o início das obras, com data ainda a ser definida, e manterá a comunidade informada sobre o andamento do projeto. “O galpão será totalmente recuperado, do piso ao telhado”, comentou Berenice.

A vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna destacou que essa será a segunda etapa do projeto de restauração do complexo da Madeira Mamoré. A primeira restaurou dois galpões, a antiga estação, a praça e construiu o Deck (urbanização com estrutura de madeira e ferro na margem do Rio Madeira). Também foi construído o Teatro de Arena, que está sendo muito bem utilizado.


Para Berenice Simão, a revitalização de todo o Complexo da EFMM tem dois significados importantes. O primeiro se refere ao resgate da memória histórica para a população. O outro é a disponibilização de área cênica, formando um “diálogo” com a natureza, especialmente o Rio Madeira.

Ela ainda destacou o esforço e dedicação do prefeito Roberto Sobrinho no processo de revitalização de todo o centro histórico de Porto Velho, que além do complexo da EFMM, incluiu restauração de mercados e praças.

__________________
Por Augusto José
Fotos: Quintela/ Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: