terça-feira, 23 de agosto de 2011

Frei Molambo em nova temporada, dias 27 e 28.08


A peça, ganhadora de dois prêmios no Festival de Teatro da amazônia, se apresenta durante dois dias no Sesc Esplanada


E se cada erro em sua jornada de vida se convertesse em um rasgão em sua roupa? Com os tropeços do dia a dia, a situação descrita traria um cenário inusitado em nossa sociedade. Mas é assim que age o Frei Rolando, um cavalheiro bíblico que decide sair mundo afora pregando e ensinado aos povos, as profecias bíblicas e anunciando o apocalipse. A história é contada no espetáculo “Frei Molambo”, que volta em nova temporada no próximo final de semana. O Teatro Um do Sesc Esplanada será o palco e receberá o público nos dias 27 e 28, às 20h30, com entrada gratuita. A contribuição é voluntária.


Na peça, o Frei faz um acordo com seu anjo protetor, que para cada erro cometido, dará um rasgão em seus trajes simples. O público será convidado, então, a acompanhar as fraquezas de um homem em várias situações, até encontrar um ser misterioso, que o transformará e o tornará humilde: divinamente humano ou humanamente divino.

O teatro iluminado a luz de velas transforma o ambiente. Mas o que o público não sabe é que está prestes a acompanhar uma história com toques de humor, que surpreende a cada ato, culminando em um quase casamento.


A montagem recebeu os prêmios de melhor ator e melhor texto e indicações de melhor espetáculo, direção, iluminação, figurino e cenário, durante o IV Festival de Teatro da Amazônia, em Manaus. Por conta dos prêmios, “Frei Molambo” foi convidado a fazer parte da programação do 17° Festival Internacional Porto Alegre Em Cena (POA Em Cena) e, recentemente, participou do 21° Festival de Inverno de Garanhuns (PE).

Assinada pelo Raízes do Porto, grupo que atua há 19 anos, a peça é dirigida por Suely Rodrigues, que possui 30 anos de carreira. Durante sua vida com o teatro, a diretora recebeu diversos prêmios e participou de importantes festivais pelo Brasil, passando por São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, entre outros.

Quem vive o “bom e nobre Frei Molambo” é Juraci Júnior. O ator já atuou em montagens patrocinadas pela Petrobras, participou de vários festivais de teatro, como o Festival de Teatro da Cidade do Natal (RN), Festival Palco Giratório Brasil (MT), Festival de Teatro do Acre (AC) e Festival de Teatro da Amazônia (AM), onde conquistou o prêmio de Melhor Ator.

O texto, escrito por Lourdes Ramalho na década de 1960, foi por muito tempo proibido. O tom de comédia, presente em todo o espetáculo não impede que assuntos ligados aos problemas sociais e as políticas públicas sejam abordados. Para Juraci Júnior, o tema é fundamental e contribui para o sucesso da montagem. “Apesar de ter sido escrita há 50 anos, “Frei Molambo” trata de assuntos atuais, ainda hoje. Os problemas descritos não mudaram”, afirma o ator. Para Juraci, o monólogo trata com leveza, temas que fazem parte de nossa reflexão diária. “É um espetáculo que comove”.

A temporada conta com o apoio cultura da Editora Pindaíba, site de notícias Rondônia ao Vivo, Café Cravo e Canela, Amazônia Adventure e Giga Vestibulares.


Frei Molambo
Datas: 27 e 28 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro Um do Sesc Esplanada
Classificação: 12 anos
Informações: 8120-4183
Entrada Gratuita

_______________
Fotos: Ronaldo Nina
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: