quarta-feira, 13 de julho de 2011

Festcineamazonia representa Rondônia no Encontro de Cines Itinerantes da América Latina

Durante a realização do 6º Festival de Cinema Latino-Americano, de 11 a 17 de julho, em São Paulo, acontecerá o Festlatino: 2° Encontro da Rede de Cines Itinerantes da América Latina, com a participação do Festcineamazônia como convidado. O Festlatino tem como objetivo integrar projetos para o fortalecimento das atuações regionais visando a hegemonia das ações.

O convite ao Festcineamazonia é um reconhecimento ao projeto que nasceu em Rondônia e alcançou a dimensão internacional, expandindo de forma itinerante, levando cinema para públicos sem salas de projeções e, ainda, promovendo integração cultural com outros povos e nações. A abrangência do projeto rondoniense alcança municípios regionais, capitais dos estados do Norte do Brasil, além de países latino-americanos e de língua portuguesa.

O vídeo Uma Só América produzido pelo Festcineamazonia será exibido no Festlatino. A produção é um registro da etapa itinerante na Bolívia , Peru e Colômbia no olhar de um produtor cultural boliviano. As dificuldades para chegar nas mais isoladas comunidades e a preocupação com a integração amazônica são destaques do roteiro.

Estão confirmados para o Festlatino a participação dos projetos: Cine a La Intemperie (Argentina), Festcineamazônia Itinerante (Brasil/Bolívia/Peru/Colombia/Cabo Verde/ Portugal) Mil Metros Bajo Tierra (Venezuela/Argentina), Cine Viagem Latino (Brasil), El Cine Vino (Chile), Cine Bus (Colômbia), Solar World Cinema (Holanda), Medio&Medio Films (Uruguai), Cine Portátil, Colectivo Agua e Lluvia (Venezuela) e do México Cineteca Itinerante e Cine Móvil La Carreta.

O ponto de convergência dos projetos estarão em debate na sexta-feira, às 16 horas, com o tema : "Cinemas Itinerantes, Uma Alternativa à Questão da Distribuição e Exibição de Filmes na América Latina". Este debate terá a participação de Cynthia Alario (“Brazucah”, Brasil), Gonzalo Lamela (“Medio & Medio”, Uruguai), Laís Bodanzky (“Cine Tela Brasil”, Brasil) e Viviana García e Griselda Moreno (“Cine a la Intemperie,” Argentina).

________________
Autor: Solano Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: