quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Professoras do curso de jornalismo aprovam projeto no CNPq

As professoras Andréa Aparecida Cattaneo de Melo, Daiani Ludmila Barth e Lilian Reichert Coelho, todas do Departamento de Jornalismo (DEJOR) do Campus de Vilhena, tiveram o projeto “Geografias da Comunicação, Discurso e Estudos de Gênero” aprovado pelo Edital nº 020/2010, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A proposta foi aprovada na categoria 2 para projetos com valor máximo de até R$ 25 mil. O edital destina-se à seleção de propostas de pesquisa em temas de relações de gênero, mulheres e feminismos. É o primeiro projeto do DEJOR aprovado com recursos do CNPq.

O objetivo, segundo a coordenadora, professora Lilian, é estudar a representação midiática e as imagens de si de mulheres no Território da Cidadania Central, no município de Ji-Paraná, em Rondônia.

A pesquisa compreenderá, dentre outras atividades, uma análise de como as mulheres que vivem em localidades rurais são representadas pela mídia impressa regional e nacional. “Busca-se, nesse contexto, observar como se constrói o ‘preconceito geográfico’ no que se refere à região Norte, mais especificamente à porção da Amazônia onde se localiza a região em estudo”, comenta Lilian.

Também será estudada a existência de mobilização política de mulheres, além de avaliar a implantação e andamento dos trabalhos, a partir do exame das ações planejadas e concretizadas pelo GT Mulheres do Território de Cidadania Central de Ji-Paraná, sobretudo nas atividades direcionadas à horizontalidade das relações e à pró-equidade de gênero.

O projeto constitui-se como proposta multidisciplinar, orientada para análise e intervenção em uma realidade social abrangida pelo mencionado Programa Governamental, proposto e aplicado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário”, finaliza Lilian.

A professora Lilian é doutora em Letras (Lingüística) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). As professoras Andréa e Daiani, que integram a equipe executora, são mestres em Ciências da Comunicação, respectivamente, pela Universidade de São Paulo (USP) e do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Sobre o edital
Lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do CNPq, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em agosto deste ano, o edital selecionou propostas que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, estimulando e fortalecendo a produção de pesquisas e estudos relacionados às relações de gênero, mulheres e feminismos.

O Território da Cidadania Central de Rondônia abrange uma área de 31.243,30 Km² e é composto por 13 municípios: Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Alvorada D`Oeste, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

___________
Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: