segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aldeia Guaporé de Artes apresenta nesta noite concerto de piano com Gabriel Casara


O concerto do pianista Gabriel Casara abre a parte musical do Aldeia Guaporé de Artes e inaugura o piano ¼ de cauda adquirido recentemente pelo Sesc Rondônia para apresentações eruditas e populares.

De acordo com a técnica de música do Sesc, Ceiça Farias, o piano é uma conquista a mais para a classe artística da cidade que poderá contar com um equipamento de alta qualidade para apresentações no Teatro Um do Sesc Esplanada.

As apresentações eruditas e até alguns espetáculos populares ficavam prejudicados pela falta de um piano como este. É um ganho para a área musical e mostra o reconhecimento do trabalho feito pelo Sesc nesta área, pois apenas mais dois regionais receberam um instrumento como este”, comentou.

Sobre a apresentação de Gabriel Casara, Ceiça Farias explica que a escolha do nome do pianista rondoniense que é um talento reconhecido em todo Brasil é mais uma prova do incentivo que o Sesc busca oferecer aos artistas locais.

Nós decidimos convidar Gabriel Casara por ser um exemplo do talento e qualidade musical que nasce em Rondônia. Ele faz questão de lembrar sua iniciação musical aqui em Porto Velho e é um incentivo aos novos pianistas. Agora os músicos daqui poderão contar com um instrumento de alta performance para suas apresentações”, destacou Ceiça Farias.

O concerto do pianista Gabriel Casara acontece hoje a partir das 20h30 no teatro Um do Sesc Esplanada com entrada franca.


GABRIEL CASARA
Gabriel Casara é natural de Belo Horizonte, entretanto foi na cidade de Porto Velho que deu-se início a sua formação artística, orientado pela professora de piano Sílvia Freire de Carvalho, com quem estudou por 10 anos. Em seguida, aos 17 anos, volta a sua cidade natal para dedicar-se ao estudo da Composição, Regência e Piano, quando então cursa nas universidades estadual e federal os três bacharelados simultaneamente.

Neste período tem como seus principais professores: o compositor Oiliam Lanna, o maestro Lincoln Andrade e os pianistas Heron Alvin e Junia Canton. Em 2009 dá início ao curso de Mestrado em Performance Musical orientado pela pianista Ana Cláudia de Assis, na Escola de Música da UFMG. Desenvolve então pesquisa sobre a estética da sonoridade pianística na obra para piano do compositor Arthur Bosmans. Atualmente vem se destacando no cenário musical ao receber diversas premiações nos mais importantes concursos de piano do país, dentre eles merecem especial destaque o Concurso Nacional de Piano Villa-Lobos (ES), Souza Lima (SP), Artlivre (SP), Jovem Destaque (RJ) e o conceituado Concurso de Piano Arnaldo Estrella (MG). Vem divulgando seu trabalho em prestigiadas séries musicais do país, sendo as mais recentes: Jovem Músico BDMG (MG), Segunda Musical (MG), Concertos de Primavera (MG), Música no Fórum (RJ) e Música no Museu (RJ).

Em 2009 foi responsável pela estréia mundial da obra “Três Croquis de Israel” do compositor Almeida Prado e foi selecionado como bolsista de piano do concorrido Festival Internacional de Música de Campos do Jordão, onde participou de aulas com renomados professores do Brasil e do exterior. Recentemente foi convidado pelo artista Paulo Bruscky para fazer parte do encerramento de sua exposição no Museu de Arte da Pampulha com o trabalho “Con(c)(s)(?)erto Sensonial”, onde desenvolveu diálogo com o público por meio de uma performance pianística e composicional interativa. Além da carreira de pianista solo, mantém grande interesse pela produção musical camerística, integrando atualmente duo de piano e flauta e trio de piano, violino e violoncelo.


________________
Fonte: Rose Viegas
Foto: Arquivo do artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: