sexta-feira, 16 de julho de 2010

IPHAN lança prêmio Silvio Romero 2010 sobre Folclore e Cultura Popular . Inscrições até 30.07

Criado em 1959, o prêmio é concedido anualmente pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura, por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, com o fim de fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e a atualização da produção de conhecimento no país voltada para esse campo de estudos.

Os prêmios, nos valores de R$ 13 mil e R$ 10 mil, serão concedidos aos autores dos trabalhos classificados em primeiro e em segundo lugares, respectivamente. A critério da Comissão Julgadora ainda poderão ser indicadas até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque.

Segundo o Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna, "as monografias concorrentes deverão ser inéditas e ter por objeto temas do campo de estudos da cultura popular e do folclore brasileiros. Temos um potencial riquissimo no norte do Brasil ainda inexplorado e é mais um incentivo à pesquisa sobre temas regionais que ainda não tiveram pesquisa e divulgação adequadas como religião e sistemas de crenças em geral, rituais, cultura material, música, literatura oral, folclore, dentre outros. Rondônia é um Estado novo, mas que começa a se projetar nas atividades artísticas e intelectuais.”

-“Precisamos incentivar cada vez mais os nossos pesquisadores , e o IPHAN tem um papel importante neste processo”, concluiu Bertagna.
Bertagna também confirmou que o trabalho poderá ser individual ou de equipe, e cada autor só poderá concorrer com uma única monografia.

A análise dos trabalhos concorrentes terá por base os seguintes critérios: contribuição ao aprofundamento e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular; originalidade do tema e/ou abordagem; domínio de bibliografia especializada; consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados; fundamentação teórica, quadro de referência conceitual e metodologia empregada; e desenvolvimento do trabalho com base em pesquisa de campo e/ou bibliográfica

Os trabalhos deverão ser entregues ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, - Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22.220-000 -, impreterivelmente, até às 18 horas do dia 30 de julho, ou enviados pelos Correios, sob registro, até a data indicada, valendo o carimbo como comprovante.

Fonte: Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: