sexta-feira, 30 de julho de 2010

Grêmio recreativo Escola de Samba Armário Grande*

Tema Carnaval 2011: O Sonho do professor Marcos Texeira

Nascido em Minas Gerais, mudou-se para o Território Federal do Guaporé no início da década de 70.

Lecionou em várias Escolas de nossa capital, Carmela Dutra, Dom Bosco, Getúlio Vargas, Objetivo, Einstein, entre outros, tornou-se professor da Universidade Federal de Rondônia, sendo hoje o mais antigo do departamento de história.

Escreveu diversos livros, dentre eles, História Regional-Rondônia, um dos mais lidos e pesquisados por alunos e pretendentes a concursos e vestibulares.

Defensor dos direitos dos Quilombolas, do Vale do Guaporé, dos índios dos homo-sexuais, dos terreiros de religião africana, tornou-se Ogan em 1989, pelas mãos de Mãe Elza de Oxum, defensor e divulgador da história da grande líder Quilombola Tereza de Banguela, e freqüentador do terreiro de Santa Bárbara em Porto Velho.

Marcos Teixeira também acompanhou e escreveu sobre a lendária Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, toda a sua trajetória o professor também já deu sua contribuição para o carnaval de nossa capital, sendo vencedor em várias Escolas.

Esse sonho do professor Marcos Teixeira, pode ser a realidade de um povo, que busca a paz e a liberdade, mas que também discute a questão da nossa energia, as nossas Hidrelétricas.

Em seu sonho a Terra de Cocanha, a Deusa Ningal, a Yvy-Mara Ei, são o sonho de todos, lugar de Harmonia, Paz e Igualdade e Respeito ao próximo.

Ecoa o apito do trem anunciando que se mantenha o respeito a nossa cultura e que Sonho Sozinho, é Sonho que se Sonho só, mas Sonhar Junto é Realidade.


* Por Carlinhos Maracanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: