terça-feira, 20 de outubro de 2009

Coordenação do Mestrado em Letras divulga comunicado aos candidatos à seleção 2010


Ilustre colega, bons dias!
É com alegria que apresentamos o novo Mestrado Acadêmico da UNIR, criado no ano de 2008/2009 no seio do Departamento de Línguas Vernáculas, sediado em Porto Velho, porém com o apoio de docentes oriundos de todos os Campi da nossa Instituição. O seu Edital já foi lançado e pode ser consultado clicando aqui. A seguir explicitamos as suas características.
1. Há uma Área de Concentração única: Línguas, Linguagens e Culturas Amazônicas
Aprovado pela CAPES neste ano de 2009, o nosso Mestrado Acadêmico em Letras tem como única Área de Concentração “Línguas, Linguagens e Culturas Amazônicas” cujo objetivo é abranger estudos com abordagens tanto linguístico-descritivas como socioculturalistas, com ênfase em uma perspectiva regional, intercultural, histórica e sobretudo plurilíngue.
2. Existem duas Linhas de Pesquisa: a) Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens & b) Estudos de cultura e literatura
Para a concretização dos seus objetivos e metas, a Área única é desdobrada em duas Linhas de Pesquisa mais específicas, devendo cada candidato escolher apenas uma delas:
a) Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens: Possui como enfoque pesquisas voltadas para o estudo descritivo formal da língua, a partir de uma Lingüística científica plural, dotada de ferramentas teóricas capazes de ser aplicadas à abordagem direta dos fatos lingüísticos, com ênfase especialmente em situações de línguas e falares em contato, questões textuais regionais, construção discursiva e interferência de línguas indígenas amazônicas, inclusive. Ou:
b) Estudos de cultura e literatura: Trata de perscrutar as complexidades linguístico-sociais identificadas em coletividades que estão imbricadas nas dinâmicas de reconfiguração ditadas por movimentos plurívocos de migrações, vivências e de mundialização. Pretende-se aqui analisar os processos discursivos como experiências culturais na sua diversidade e nos seus vínculos entre os vários matizes da brasilidade poliglota, relativos a diferentes períodos históricos ou práticas socioculturais, interconectadas ou não entre si. As pesquisas desta linha buscarão compreender as diferenças entre comunidades, com discursos literários ou não, localizando características próprias da Amazônia.
3. Características do sistema de oferta: Mestrado acadêmico, gratuito, institucional público, presencial, em período integral.
O nosso Mestrado Acadêmico em Letras, que a partir de 2010 passará a ser um rincão teu, funda-se na gratuidade da oferta de aulas, devendo para isso estar inserido no âmbito institucional das normas brasileiras da CAPES, lecionando nele profissionais da Universidade pública que investem parte do seu tempo de trabalho no apoio a estas tarefas de docência e de direção, no desejo de desenvolver os estudos humanistas na Amazônia. Possui caráter presencial, ou seja, não estará baseado no apelo ao instrumental da Educação a Distância, embora isto não seja escusa para apoiarmo-nos por todas as tecnologias da informação, inclusive blogs, correios eletrônicos, chats, podcasts, twitters ou páginas webs, como é o Portal da UNIR onde frequente e correntemente poderemos dependurar informações como esta. A exigência de tempo integral refere-se a que a oferta de disciplinas e também de atividades adicionais poderá contemplar qualquer dos três turnos, devendo o candidato aprovado estar comprometido a defender a sua dissertação de Mestrado no prazo de dois anos, de modo que o conceito do Curso possa subir, beneficiando a todos os que se formarem. A oferta inicial de vinte e cinco (25) vagas irá pouco a pouco decrescendo com os anos, de modo a não sobrecarregar os docentes, grupo constituído inicialmente por dezesseis doutores, todos pertencentes ao Quadro Permanente da UNIR. A sua relação está no Edital. Procure acessar o Curriculum Lattes de cada um e conhecer melhor um orientador que possa ser mais vinculado a uma ideia que você queira desenvolver.
Esperamos que o nosso Povo de Todas as Letras receba com entusiasmo esta criação que vem à luz agora, e que vem sendo gestada pelos anos com muito carinho, muito suor e uns bons temperos amazônicos!

Porto Velho, 20 de outubro de 2009.
Dra. Maria do Socorro Beltrão Macieira
Coordenadora

Downloads:
Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: