sábado, 9 de maio de 2009

I Seminário de Literatura e Outras Artes, de 14 a 17.05, no Auditório do Sest/Senat. Inscrições abertas.

A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio da Coordenação de Extensão (CE) e com o Departamento de Letras/Línguas Estrangeiras, realiza de 14 a 17 de maio, no Sest/Senat, o I Seminário de Literatura e Outras Artes.
O evento, que tem como público alvo docentes, discentes, artistas e demais interessados, objetiva discutir e pensar a literatura e sua relação com as outras artes (teatro, cinema, música, artes plásticas, performances), além de discutir a criação dos cursos de artes (teatro, artes visuais e música) na Unir, previstos para 2010.
A programação do I Seminário de Literatura e Outras Artes contará com palestras, debates, mini-cursos, sessões de comunicações e apresentações teatrais.
No dia 14, às 14h, ocorrerá a palestra “A pulsão anárquica no teatro: estudos teatrais no Brasil, Argentina e Chile”, que será ministrada pela professora Sara del Carmen Rojo de la Rosa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Logo em seguida, haverá o debate sobre a implantação dos cursos de artes na Unir.
À noite, às 20h, será apresentado o espetáculo convidado “Bizarrus”, experiência pioneira no sistema prisional rondoniense, que utiliza a arte cênica como instrumento de reabilitação.
No dia 15, pela manhã, ocorrerão os mini-cursos de “Semiótica teatral”, “Cinema de animação”, “A música na poesia latino-americana” e “Capoeira, arte e patrimônio: olhar histórico e cultural”. Ainda na quinta-feira, às 14h, haverá a palestra “Literatura e Outras Artes na Amazônia”, que será ministrada pelo professor Júlio César Barreto Rocha, do Departamento de Letras Vernáculas da Unir. Em seguida, serão realizadas as sessões de comunicação e, à noite, às 19, será apresentada a peça “A nudez nossa de cada dia”, da Cia. de Teatro Universitário Peripécias da Unir, que é livremente inspirada em “Toda nudez será castigada”, de Nelson Rodrigues.
No sábado (16), pela manhã, serão realizados os mini-cursos “O teatro na Amazônia”, “O nu em performance: uma metáfora do social”, “Machuca: ditaduras latino-americanas através do cinema” e “Oficina de teatro: corpo, voz, interpretação e improvisação”.
No sábado e no domingo à noite, às 20h30, a peça “A nudez nossa de cada dia” será novamente apresentada, marcando o encerramento do evento.
As inscrições para o evento serão feitas no Departamento de Letras/Línguas Estrangeiras da Unir, de 11 a 13 de maio, das 9h às 12h, ou no Sest/Senat, no dia 13, das 9h às 12h. A inscrição será um pacote de Suco Tang que será doado aos presídios de Porto Velho. Todos os inscritos receberão um convite para os espetáculos “Bizarrus” e “A nudez nossa de cada dia”.
Para mais informações sobre o evento acesse o folder, que traz a programação completa, na página da Unir, no endereço www.unir.br, na seção “Eventos”.
.
Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: