domingo, 26 de abril de 2009

“Ciclo de atividades: teoria e a prática em Ciências Sociais”, dia 27.04, no Campus UNIR/PVH

Será nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, no auditório Paulo Freire (Campus José Ribeiro Filho), em Porto Velho, a abertura do seminário inaugural do “Ciclo de atividades: teoria e a prática em Ciências Sociais”, que abordará o tema “Territórios Indígenas e o novo ciclo incorporador da Amazônia”. O Evento é uma realização do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (Unir), segundo informa o professor Luís Fernando Novoa, chefe do Departamento, acrescentando que as inscrições poderão ser feitas gratuitamente, a partir das 15h da segunda-feira, no Departamento de Ciências Sociais.
A programação é a que se segue: 19h, apresentação do ciclo de atividades e abertura do seminário pelo professor Luis Novoa; 19h15, composição da mesa de debates com a presença de Emília Altini (Conselho Indigenista Missionário/Cimi-RO), representante da 6ª Câmara do Ministério Público Federal-RO, professor Estevão Fernandes (Departamento de Ciências Sociais), professor Edinaldo Bezerra (Departamento de História), professor Ari Ott (Departamento de Ciências Sociais) e testemunhos de lideranças indígenas. Ao final, previsto para 21h, haverá confraternização e momento cultural.
É a seguinte a íntegra do texto exibido pelo folder do evento: “Procurando constituir um espaço de aprendizagem do fazer concreto das ciências sociais frente aos desafios de curto, médio e longo prazo, com os quais se defronta a sociedade rondoniense e a brasileira, é que convocamos o presente ciclo de atividades. Participam desse ciclo os alunos concluintes, os docentes do Departamento, as instituições e organizações conveniadas e demais pesquisadores envolvidos”.
“O objetivo é permitir que as instituições públicas e os movimentos/organizações sociais possam apresentar seus projetos sociais e linhas de atuação, alvo de interesse não apenas do cientista social, mas também de todos interessados na qualificação das políticas públicas e na democratização do poder político e da sociedade. O seminário inaugural ‘TERRITÓRIOS INDÍGENAS E O NOVO CICLO INCORPORADOR DA AMAZÔNIA’ procura trazer à tona os novos entrechoques entre os processos de territorialização indígena e os de incorporação territorial da Amazônia de caráter monopolista e transnacional”.
.
Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: