quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vídeos rondonienses no FestCine Amazônia

A produção áudio visual rondoniense mais uma vez marca presença entre os concorrentes da Mostra Competitiva nas categorias Vídeo reportagem ambiental, vídeo documentário e vídeo experimental.
Entre as produções de Rondônia estão:
- O documentário em 35 mm Inventário das sombras, de Joesér Alvarez, com duração de 12 minutos e 56 segundos;
- Os vídeos documentários Horizontes de monocultura, de Hely Chateaubriand (3 minutos e 20 segundos) e Filhos do sol, de Sandro Yuri (19 min)
- O vídeo experimental Pesadelo do homem, da jornalista Andréia Fortini em parceria com a editora Jean Carla e a animação Cosmogonia (1 minuto), de Pedro Lourenço.
Destaque também para dois vídeos reportagens ambientais:
- Expedição/Reserva, Emerson Barbosa;
- Viagens a Machadinho, da jornalista Wagna Vieira.
Sendo o primeiro com oito de duração, e o segundo, com vinte e um minutos.
Também participam nesta categoria trabalhos realizados em Santa Catarina (Delícias da terra, de Ligia Gastaldi e Amigo bicho, de Cleide Klock), São Paulo (Contracorrente, nas águas de um rio pardo, de Flávia Martelli; Beleza caipira, de Juciana Dassie, Pau D’ Alho: Movimento sem terra, de Cristina Dias), Rio Grande do Sul (Rio Jacui, de Juan Zapata, Rio das Antas – Vale da fé, de Boca Migotto e O Legado Lutzenberger), Distrito Federal (Preservação das tartarugas marinhas, de César Mendes e Ana Evelin e Concessão de florestas, de André Luiz Rêgo e Cefa Siqueira); e Paraná (Sintonia hortas, de Cassim Jordy).
O Festcine Amazônia abre esta importante janela e proporciona a exibição destes trabalhos produzidos em Rondônia. Como é cada vez maior o número de produções rondoniense inscritos na Mostra competitiva do Festival, tanto o Estado quanto a Prefeitura deveriam acreditar definitivamente na produção áudio visual local, e criar mecanismo de fomento, como editais de roteiros e disponibilizar verba para a viabilização de projetos englobando não apenas vídeos, mas produções cinematográficas. Os sete trabalhos de Rondônia que serão exibidos nesta sexta edição do Festcine Amazônia mostram que existem talentos cinematográficos no Estado, mas que não podem de maneira alguma esperar e mesmo sem recursos ou com recursos próprios realizam seus vídeos, documentários, animações e vídeos reportagens. O Festcine Amazônia tem definido o seu papel, no entanto, o governo do Estado assim como a Prefeitura precisa assumir a questão do audiviosual como uma ferramenta de disseminação do que existe de positivo em Rondônia. A exibição dos concorrentes a melhor vídeo reportagem ambiental acontece quinta-feira (14 de novembro) das 08h00 às 12h00 no Audicine do SESC Esplanada.
A 6ª edição do Festival com o tema “Não – A Natureza não pode sair de cena” acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro no SESC ESPLANADA, com entrada franca.O Festcine Amazônia conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura, tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense.
.
Fonte: Assessoria de Imprensa Festcine Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: