sábado, 22 de novembro de 2008

Arte de Rondônia em Fórum Internacional na Espanha

O artista rondoniano Joesér Alvarez do Coletivo Madeirista, é um dos dez artistas brasileiros selecionados para o II Fórum Internacional Artech Media, que ocorre na cidade de Córdoba de 26 a 28 de novembro próximo, na Espanha, e reúne trabalhos nas mais diversas mídias, tais como: videoarte, net.art, software art, videojogos, plataformas móveis, open source, robótica, narrativa geoespacial, arte generativa, comunidades digitais, blogs, vida artificial, videodança e música digital.
O evento, tem como objetivo fundamental debater e articular propostas e conteúdos que sirvam de guia aos Centros Experimentais de produção artística e criativa, com apresentação de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento das Artes e a Cultura Digital, estabelecendo pautas para a colaboração e o intercâmbio de idéias e projetos com Centros Experimentais de todo o mundo.
As modalidades artísticas em novas mídias que compõe a plataforma do Artech Media Cordoba-0.8, agregam trabalhos de 28 países de 4 continentes: Espanha, Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Áustria, Irlanda, Grécia, Sérvia, Turquia, Holanda, Alemanha, França, Noruega, Argentina, Israel, África do Sul, Escócia, Suécia, Luxemburgo, Coréia do Sul, Japão, Portugal, Nova Zelândia, Romênia, Eslovênia, Polônia e Brasil.
Os trabalhos "made in Rondônia" selecionados, são duas obras em net.art, modalidade artística que, conforme a teórica Gisele Beinguelman "é uma das modalidades mais radicais da arte digital, haja vista que para se configurar como arte na Internet, ela transforma a mídia em seu instrumento e espaço de ação...". Assim é com a curiosa e exdrúxula Linealvarez, fruto de uma pesquisa em código HTML que durou cerca de um mês, intitulada megalômanamente como "A Maior Obra de Arte Interativa do Mundo", utilizando os conceitos de ponto, linha e plano de Kandinski para traçar uma linha virtual numa página da internet com 568km de extensão vertical.
O outro trabalho é um videogame que usa a tecnologia Flash, intitulado Wargame, feito como resposta à invasão do Afeganistão pelos EUA em 2002 e que já participou de festivais de arte eletrônica em Cuba, Brasil, Argentina, Japão e Espanha. Segundo Joesér Alvarez "esse é um anti-jogo de guerra, que transita entre a aparência de um game usual e a possibilidade da inserção do jogador na própria realidade, na qual o verdadeiro jogo da guerra se desenvolve, funcionando como uma interface crítica com reais possibilidades de ação."
Com tantos e diversos trabalhos feitos em novas mídias, a cidade de Córdoba na Andaluzia, conhecida como um dos maiores centros de arquitetura mourisca e por sua vocação turística, transforma-se na próxima semana num do maiores centros da arquitetura digital, procurando através do II Fórum Internacional Artech Media estabelecer estruturas para uma cooperação efetiva e estável entre as instituições colaboradoras e outras de âmbito nacional e internacional.

Fonte: www.rondonoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: