sábado, 22 de novembro de 2008

Coletivo Madeirista representa Rondônia em dois eventos nacionais

O artista plástico Flávio Dutka do Coletivo Madeirista de Rondônia, marcou presença em dois eventos de âmbito nacional, replicando os projetos artísticos colaborativos desenvolvidos em Rondônia e trocando experiências com os demais coletivos de artistas reunidos desde a semana passada em Brasília e essa semana em São Paulo.
O evento reuniu cerca de 12 coletivos de artistas mapeados pela Caravana da UNE, que no mês de outubro passou por Porto Velho. Em Brasília, o encontro transformou-se numa caminhada com mais de 700 griôs e mestres, 300 instituições de educação e cultura de 115 projetos pedagógicos, com intervenções estéticas no espaço urbano e mostras de vídeo como espaço de intercâmbio das mais diversas experiências artísticas.
O encerramento aconteceu na última quinta feira com o "Bate Folha pra Zumbi" na Antiga Serraria do parque Ibirapuera, em comemoração ao "Dia da Consciência Negra". com apresentação de diversos grupos artísticos, performances e intervenções ambientais, uma espécie de “piquenique com ritmo”, no qual as pessoas são convidadas a trazer comida e instrumentos de percussão e interagir em espírito colaborativo, “relembrando o conceito de quilombo”.
Segundo Flávio Dutka, "essa é uma oportunidade única para que a arte de Rondônia seja inserida num contexto inclusivo e democrático, somando às outras regiões e artistas participantes, novas experiências e intercâmbios que possam contribuir para ações semelhantes em nosso Estado, projetos esses que já encontram-se em articulação junto à sociedade civil organizada em parcerias com alguns órgãos públicos e que em breve serão implementados por iniciativa da ACME - Associação Coletivo Madeirista da qual faço parte...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: