sábado, 22 de novembro de 2008

Atriz de Rondônia ganha prêmio da Funarte


Jória Baptista de Souza Lima foi a vencedora do prêmio Bolsa de estímulo a criação artística/dramaturgia da Funarte. O Edital publicado no Diário Oficial da União no dia 13/08/2008, estabeleceu o Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística, para todo o território nacional. Com o objetivo de fomentar, em âmbito nacional, o desenvolvimento de projetos individuais de criação e de pesquisa de linguagens nas áreas artísticas, criando condições materiais para que artistas e profissionais desenvolvam e produzam obras inéditas e de qualidade, ampliando a produção e a difusão das Artes. Na categoria Dramaturgia, a região Norte foi contemplada com dois prêmios, a Funarte recebeu 24 inscrições da Região e Jória Lima/RO e Marcelo Peres/RR foram os selecionados.

Sobre o Projeto Filhas da Mata: Filhas da Mata é uma viagem pelo tempo e no universo feminino cujo objetivo é realizar estudo, criação e pesquisa teatral que tem como foco as narrativas e as memórias, de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença feminina, especialmente das mulheres caribenhas e ribeirinhas no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do Ciclo da Borracha, dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas da realidade social da época em composição de ações poéticas para finalização em um texto para encenação ou divulgação pública.


JÓRIA BAPTISTA DE SOUZA LIMA
Jória Baptista de Souza Lima, natural de Manaus/AM que mora na Vila da Eletronorte, Bairro Nova Floresta, Porto Velho – RO.
Bacharel em Direito pela UFMG/1989-1994, fez Curso Técnico de Teatro - Teatro Universitário- 1991Especialização em Arte Contemporânea- IEC /PUC/MG- 2002-2003 e Especialização em Administração Pública – UNIR/RIOMAR –RO – 2007, faz parte do O Imaginário, atuando como pesquisadora, dramaturga e atriz, está no elenco de Ponto de Fuga que estreou no Teatro Um do SESC, em Setembro, na Aldeia Guaporé das Artes.
Atua também como Professora de Teatro no Núcleo de Artes Cênicas do Sesc/Rondônia.


Fonte: www.noticianahora.com.br/ro


Foto: Eliane Viana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: