sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sesc realiza Mostra Sonora Brasil em quatro cidades de Rondônia

Grupos do Amapá, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul e Rondônia apresentam “Tambores e Batuques”. O tema retrata as tradições dos quilombolas no país



Entre os dias 10 e 14 de agosto o Sesc realiza em Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná a Mostra Sonora Brasil 2013. Em Porto Velho a Mostra ocorre na unidade do Sesc Esplanada, no Bairro Olaria, sempre às 20h30

Com o tema “Tambores e Batuques”, músicos do Amapá, Rondônia, Pará, Bahia e Rio Grande do Sul apresentam a cultura da tradição oral presentes em comunidades quilombolas com canções que retratam o cotidiano social, o trabalho e crenças religiosas. A entrada em todos os espetáculos é gratuita.

Os grupos vão circular em Rondônia durante cinco dias utilizando instrumentos fabricados artesanalmente e, nesta edição, traz o tambor como elemento fundamental. 

Música promove o resgate da Identidade Nacional

"A Mostra Sonora Brasil promove a circulação nacional de artistas, com foco nos representantes da tradição oral e da música para a disposição de platéia. Essa troca possibilitada por este projeto traz um ganho imenso para os rondonienses, principalmente no que tange à formação cultural da sociedade, uma das principais diretrizes do Sesc”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho.

O evento é realizado no Brasil desde 1998 e há nove anos o Sesc Rondônia trouxe para o Estado.

A música dá ao artista a liberdade de expressão, a possibilidade de mostrar ao público o desconhecido ou aquilo que nem sempre é lembrado. Nesta edição, com a temática ‘Tambores e Batuques’ o Sonora Brasil vai mostrar as particularidades das comunidades quilombolas, grupos que se autodenominam descendentes de escravos negros, refugiados na época da escravidão. É a música resgatando a nossa história”, completa a técnica de música do Sesc e compositora porto-velhense Ceiça Farias. 

Mais informações
(69) 3229-5882 | ramal: 239

____________
Fonte: Sesc/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: