quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FESTCINEAMAZÔNIA faz exibição em Manaus

O Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia iniciará por Manaus a etapa itinerante nas capitais da região Norte. A exibição na capital amazonense será a partir das 19h do dia 14 de agosto, no Pavilhão do Botânico/Museu da Amazônia, com entrada grátis a todo púbico. Produção local em Manaus é do produtor Chicao Fill, da Amazon Film. O evento é uma integração cultural através do cinema, levando o debate ambiental por meio de audiovisual. Esta etapa inclui ainda Boa Vista, Macapá, Belém e Palmas. As capitais Porto Velho e Rio Branco já foram contempladas com as exibições deste ano. 

A etapa itinerante é composta pelos principais filmes e vídeos exibidos na última edição do festival realizado regularmente em Porto Velho, capital de Rondônia. Serve para integrar e ampliar o público do cinema brasileiro. Após as exibições são promovidos debates para estimular a discussão sobre direitos humanos e proteção ao meio ambiente.

O Festcineamazônia é um projeto de difusão da sétima arte. Neste ano uma programação especial marcará os 10 anos de realização, tendo como convidado o artista Ziraldo, autor de personagens como o Menino Maluquinho, Turma do Pererê e outros. O evento principal será de 6 a 10 de novembro. As inscrições para a Mostra Competitiva da edição 2012 estão abertas até 31 deste mês de agosto pelo site www.cineamazonia.com, onde também consta o regulamento.

A cada edição o Festival homenageia convidados que tenham destaque no cinema e na defesa do meio ambiente. Desde 2003, quando iniciou o projeto, já foram contemplados artistas e personalidades como: Lucélia Santos, Marco Palmeira, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Marina Silva, Silvio Tendler, Zezé Mota, Letícia Sabatela, Maurice Capoville, dentre outros.

O Festcineamazônia 2012 tem o patrocíniodo BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia/ Secel, TAL – Television AmericaLatina, Amazon Film, Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

________________
Fonte: Solano Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: