segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ao som do acordeão, Sonora Brasil chega em Porto Velho



Quatro grupos de três estados brasileiros apresentam “Sotaques do Fole” no Sesc Esplanada.

De 22 a 25 de agosto o Sesc Rondônia realiza a Mostra Sonora Brasil 2012. Com o tema “Sotaques do Fole”, músicos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco apresentam composições modernas e contemporâneas fazendo um contraponto à tradição oral. A Mostra será realizada sempre às 20h30 no Teatro 1 da unidade do Sesc Esplanada, em Porto Velho. 

O projeto traz o acordeão - um portátil formado por um teclado posto em vibração pelo fole - para representar as suas variantes regionais. A Mostra Sonora Brasil já está em sua 15ª edição com a proposta de desenvolver programações para contemplar a história da diversidade musical popular no Brasil e seus instrumentos. 

Programação 
Na abertura do projeto, dia 22 de agosto, o músico Gilberto Monteiro (RS) apresenta a gaita-ponto; no dia 23 o rei do chamamé “Dino Rocha e Grupo” mostra o acordeão de 120 baixos. Na quinta-feira (24) será a vez do “Duo Ferragutti/Kramer”(RS) e, no último dia do evento, Truvinca e Grupo (PE) traz para Porto Velho a tradição musical da região nordeste do Brasil com a sanfona de oito baixos.

Interior 
Além de Porto Velho, o "Sotaques do Fole" vai ser apresentado em três cidades do interior de Rondônia. Ariquemes vai prestigiar Gilberto Monteiro no auditório da prefeitura local no dia 23 de agosto às 19h30. 

Em Ji-Paraná Dino Rocha vai se apresentar também às 19h30, na Rua Travessa da CDL, no Centro, no dia 25. E no dia 27 Vilhena vai conhecer o trabalho de Truvinca no Sinuelo do Norte às 20h. 

"É com orgulho que trazemos o projeto Sonora Brasil para o Sesc Rondônia. Em todas as edições o público local conhece um pouco da história da música brasileira e de sua cultura", afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Coelho. 


_________________________________
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sesc/RO 
Jornalista Responsável: Alessandra Curado
DRT 2769/GO 
Contato: (69) 3229-5882 / ramal 208 (69) 9265-6327

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: