segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Imaginário e SESC Rondônia firmam parceria para realização do 5° Amazônia Encena na Rua


As duas entidades unem forças para a realização do Festival, que acontecerá de 21 a 29 de julho.

A edição deste ano do Amazônia Encena na Rua ganhou um reforço institucional para a sua realização. O Festival, que chega na sua quinta edição em 2012, será co-realizado pela Associação Cultural O Imaginário e o SESC Rondônia. A parceria envolverá vários aspectos da produção e logística do evento, que contou com um público aproximado de 40.000 pessoas em 7 dias de programação na sua última edição, em 2011.

O SESC é uma entidade reconhecida pela sua experiência em realização de festivais como o Palco Giratório, SESC Amazônia das Artes e Aldeia Guaporé de Artes. Chicão Santos, produtor do Festival, afirma que essa parceria “representa a garantia de continuidade do Amazônia Encena na Rua para os próximos anos. O SESC é uma referência nas artes cênicas em Rondônia, pois desde dos anos oitenta apoia, incentiva e estimula os artistas e grupos para pensar o fazer artístico. Com essa parceria entre O Imaginário e o SESC, ganha o teatro, ganha o público e ganha a cidade. Que seja duradoura!”

O Presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC, Raniery Coelho, também aposta na parceria. “O SESC é uma instituição que propõe um serviço social para os comerciários e demais usuários, e, por esta razão, faz-se necessário que tenhamos apoio de grupos na criação e execução de projetos diversos. O Amazônia Encena na Rua já é uma manifestação artística consagrada em Rondônia e, neste ano, junto ao Sesc, o projeto vai contar com toda a estrutura e espaço necessários para ampliar a participação do público local. Acreditamos que o resultado será positivo”, salientou. 

Neste ano, o Festival tem como tema a comemoração do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e trará 35 apresentações nas áreas de teatro, circo, dança e música, com representantes de 14 Estados brasileiros, incluídos todos os estados que compõe a Amazônia Legal e uma companhia da Venezuela. O V Amazônia Encena na Rua recebe importantes apoios: pela Fundação Iaripuna e da Prefeitura do Município de Porto Velho, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e do Governo do Estado de Rondônia, e também a parceria do Instituto Itaú Cultural - Intercâmbio Rumos Teatro, com a vinda da Cia. Espanca!, de Belo Horizonte.

No mesmo período também acontece o 2º Seminário Amazônico de Teatro de Rua

Paralelamente à programação do V Amazônia Encena na Rua, os artistas, estudantes e público interessado também poderão discutir o teatro, o público e a cidade na segunda edição do Seminário Amazônico, que contará com Ciclo de Debates, com Rodas sobre a estética da rua, as tradição e contemporaneidade no espaço público, artes públicas, o teatro em rede, entre outros temas. Haverá também a exibição do documentário “Evoé – Retrato de um antropófago”, produzido pelo Instituto Itaú Cultural. Para cada dia, uma oficina e uma roda de debates, ministrados e mediados por representantes de 8 Estados diferentes do Brasil, entre eles Amir Haddad, do Tá na Rua do Rio de Janeiro, o grande mestre do teatro de rua do Brasil.

O II Seminário Amazônico de Teatro de Rua é uma realização de O Imaginário e Fundação Iaripuna, da Prefeitura do Município de Porto Velho e apoiado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, Ministério da Cultura e Governo Federal e ainda conta com a parceria da SECEL, do Governo do Estado e do SESC Rondônia.

Programação
Toda a programação do V Amazônia Encena, incluindo o Seminário e o Festival de Dança, pode ser acompanhada pelo site www.oimaginarioro.com.br e pelas redes sociais do O Imaginário, com informações atualizadas e fotos sobre os espetáculos e demais atividades que compõem o Festival.


________________________________________________
Tapiri - O Imaginário
Telefone: 3043 1419
Twitter: @oimaginario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: