terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto ‘Jam Bera’ é destaque da Agenda Cultural da Prefeitura de Porto Velho

O Projeto ‘Jam Bera’ é um palco aberto para a manifestação da identidade cultural de Porto Velho. O evento acontece todas às terças-feiras, a partir das 19 horas, no Mercado Cultural. A palavra Jam faz conotação ao ritmo e Bera vem do nome beradeiro, o ribeirinho. Enfim, Jam Bera é o estilo Beradeiro, único, do povo da nossa terra.


O projeto traz para os amantes da música todo o tipo de repertório. Com uma característica única de dar espaço para o artista que deseje mostrar qualquer tipo de manifestação, no campo da poesia, danças, teatro, música, entre outros.


Segundo Ricardo Castro, assessor especial da presidência da Fundação Cultural Iaripuna, o projeto começou neste ano* e também é parte da comemoração do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “Todas as ações da Prefeitura de Porto Velho, na questão cultural visam à comemoração do Centenário, e este projeto é também um resgate do patrimônio imaterial”, afirma.

Ricardo conta que o projeto foi idealizado pelos músicos Flamarion e Tino Alves e que muitos músicos já passaram pelo palco do Mercado Cultural. “Dentro deste evento já foi tocado o repertório de bandas como Beradelia, Quilomboclada, e de personalidades como Sandro Bacelar, Binho, Elisa Cristina, inclusive minhas e de muitos outros músicos de diversas regiões do Brasil e até do mundo, pois sempre tem alguém visitando que fica sabendo do projeto, dá uma passadinha para conferir e acaba se apresentando”, disse.


Programação
Terça feira dia 20/03
• Projeto Jam Bera traz apresentações musicais de Artistas Locais com diversos ritmos, a partir das 19h.

Quarta feira dia 21/03
• Projeto Roda de Choro de Rondônia. Apresentação Músicos Locais com ritmo de chorinho, no Mercado Cultural a partir das 20h.

Quinta feira dia 22/03
• Quinta da Seresta - Música ao vivo de Seresteiros locais, no Mercado Cultural a partir das 19h.

Sexta feira dia 23/03
• Fina Flor do Samba, tradicional Roda de Samba de Porto Velho, no Mercado Cultural às 20h.

Sábado 24/03
• Feira do Porto Especial com exposição e comércio de artesanato e comidas típicas de nossa Região, Praça Aluísio Ferreira, das 18h às 22h.

Domingo 25/03
• Feira do Porto Especial com Exposição e comércio de artesanato e comidas típicas de nossa Região, na Praça Aluísio Ferreira, das 18h às 22h.

• Atividade religiosa da Comunidade Católica Santo Antônio, missa e encontro da comunidade como forma de manter vivas as atividades tradicionais do Patrimônio Histórico tombado do Município, na Igreja de Santo Antonio às 10h. Local onde iniciou a cidade de Porto Velho, ao lado da Usina Hidrelétrica.

• Visitação ao Museu do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, visita Guiada, no Complexo da Madeira Mamoré das 13h às 17h.

____________________
Por: Rebeca Barca
Fotos: Divulgação e Medeiros 

_____________________
* Segundo correção de Tino Alves, um dos idealizadores do projeto, o evento iniciou em novembro/2011

Um comentário:

  1. é uma pena que neste caso houve um equivoco...o Projeto não iniciou este ano e sim em novembro de 2011, é de iniciativa da sociedade civil tem o total apoio da Funcultural de Porto Velho, a manutensão é feita pelos músicos Tino Alves, Flammareon e Alessandro Amorin. Este projeto resgata o patrimônio iamterial de Porto Velho, ja que traz a luz composições que contem conteúdos beradeiros, porém, as ações da Funcultural e não do Projeto visão comemorar o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Por fim Me desculpo publicamente por ter sido mal interpretado e afirmo que considero esta manifestação não como projeto, pois isso seria diminuir sua importancia, mas sim como um Movimento Cultural em detrimento da sua complexidade, diversidade e completude. Ao JAMBERA, meus respeitos e desejos de longa vida.

    Ricardo Castro

    ResponderExcluir

Contribua com o seu verso aqui: