terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IFRO abre seleção para bolsas no Canadá pelo Programa Ciência sem Fronteiras

Fazer um intercâmbio em outro país é um sonho de muitos estudantes brasileiros. Para os estudantes de cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal de Rondônia,o sonho de ampliar a fluência no idioma inglês ou francês e em sua área profissionalizantepode ser realizado com o programa Ciência sem Fronteiras, que destinará 500 bolsas sanduiche no Canadá para alunos dos institutos federais de todo Brasil.

A pré-seleção para os alunos do IFRO está aberta até o dia 01 de fevereiro e pode ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição (disponível no site www.ifro.edu.br), que deverá ser enviada juntamente com cópias digitalizadas da carteira de identidade, CPF, histórico escolar e a declaração para o emailcsf@ifro.edu.br.O resultado dos pré-selecionados será divulgada no dia 08 de fevereiro.

Um dos pré-requisitos necessários para que o aluno seja apto a concorrer é ter domínio intermediário em inglês ou francês. Para comprovar a proficiência, o candidato precisa fazer a inscrição no teste TOEFL IBT ou IELTS até o dia 11 de fevereiro. No caso de inglês, o aluno deverá fazê-lo em uma escola certificadora do teste, e na língua francesa, o próprio IFRO fará o exame.

A Assessora de Relações Internacionais do IFRO,Marilise Esteves, alerta aos candidatos interessados que agilizem seus passaportes. “Dado o curto tempo do processo é importante que o aluno se antecipe. Essa é uma oportunidade única e a expectativa é que possamos enviar muitos bolsistas ao Canadá”.

As áreas contempladas com as bolsas são: controle e processo industriais; informação e comunicação; produção industrial; infraestrutura; tecnologia de defesa; produção alimentícia; design de produto, recursos naturais; tecnologia de segurança pública e saúde. No caso do IFRO, os cursos pertencentes às áreas citadas são Tecnologia em Gestão Ambiental e Laticínios, ambos do Câmpus Colorado do Oeste.

As despesas referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições e ajuda mensal no valor de US$ 300 dólares serão custeadas pelo programa Ciência sem Fronteiras durante doze meses, período da vigência do curso. As passagens de ida e volta também são pagas pelo programa.

Ciência sem Fronteiras – o programa é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

_____________
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: