terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Abertas as inscrições para cursos técnicos do Pronatec em cinco pólos espalhados pela cidade

As pré matrículas de cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciaram nesta segunda-feira, 23, e irão até o dia 23 de fevereiro, no horário das 8 às 14 horas, na secretaria municipal de Assistência Social (Semas); Sine Municipal, na sede da secretaria municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdestur); na Casa da Juventude; no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da zona Sul e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM).

O Pronatec é direcionado às pessoas em vulnerabilidade social registradas no Cadastro Único do Governo Federal. Os cursos serão realizados no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Senai e Senac. Segundo Silmara Oliveira Carvalho, chefe da Divisão de Qualificação da Semdestur, fala que o Pronatec é para quem tem 18 a 59 anos e que a intenção da secretaria é fazer a inserção de pelo menos 30 % dos qualificados. Ela conta que os dados do aluno como matrículas, notas e evasão (desistência) são registrados diretamente no programa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “É importante ressaltar que o demandante, ofertante e o aluno sofrem penalidade se houver evasão dos cursos. O aluno fica fora dos programas do Governo Federal por três anos, como o Bolsa Família”, explica.
O programa foi criado pela presidente Dilma Rousseff no dia 26 de outubro de 2011, por meio da Lei n°12.513. Seu objetivo principal é interiorizar, expandir e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

Sine
No Sine municipal a procura neste primeiro dia foi pequena. Silmara Carvalho explica que muitos ainda não tomaram conhecimento da oferta. “Acreditamos que depois do feriado a procura será bastante. Agora o que estamos fazendo é oferecer a todos os que procuram os nossos serviços”, conta.
Matrículas
Segundo Cristóvão César, da Semas, os candidatos deverão ir ao local onde serão ministradas as aulas e confirmar a matrícula, pois as inscrições definitivas serão realizadas por ordem de chegada. “Nos pólos fazemos uma pré matrícula, caso o aluno demore a realizar sua inscrição pode ficar sem cursar. Se não houver mais vaga disponível, o candidato irá para o cadastro de reserva”, conta. Além da secretaria, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Dona Cotinha, na zona Sul está atendendo.

Juventude
Na Casa da Juventude, o atendimento só iniciará na quarta-feira, 25. Hoje, funcionários participaram de uma capacitação, aprenderam a utilizar o Sistec, um sistema que possibilita fazer, online, as pré matrículas dos alunos e ainda realizar o acompanhamento deles durante todo o curso. Zenilda Neves trabalha na parte de atendimento, ela conta que depois dessa capacitação estará apta para ajudar muitas pessoas. “Nossa população precisa muito de oportunidades de formação. E aqui existe uma procura muito grande, principalmente dos jovens que querem aprender”, afirma.
Carlos Amorim disse que uma equipe da Casa, irá acompanhar os inscritos para confirmar as inscrições, tudo para garantir a efetiva oportunidade. “Muitos não tem condições de ir lá fazer a matrícula na hora, então estaremos levando, pois sabemos que a demanda é muito grande. Temos que estar atentos para não levarmos uma pessoa a sonhar com o curso e este não ter condição”, disse.

Mulheres
Yara Linda, da assessoria técnica da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), disse que a aula inaugural em Porto Velho vai acontecer no próximo dia 28, em local ainda a ser divulgado pela Semdestur.
Cursos e locais
Instituto Federal de Rondônia - Ifro
Programador Web
Operador de Computador
Senac Esplanada
Depilador (A)
Cuidador Infantil
Camareira em meios de hospedagem (duas turmas)
Manicuro e Pedicuro
Maquiador
Senac Jatuarana
Cuidador Infantil
Almoxarife
Senac São Thiago
Auxiliar de Pessoal
Senai Marechal Rondon
Serigrafo
Pedreiro de alvenaria
Pintor de obras
Pedreiro de revestimento em argamassa
Carpinteiro de obras
Padeiro e confeiteiro
Auxiliar de confeitaria
Operador de máquinas da construção civil.
Operador de Torno/comando numérico computadorizado
Retificador Mecânico
Conformador de peças em metal
Montador de estruturas metálicas
Desenhista Mecânico
Torneiro Mecânico
Mecânico de manutenção e instalação de climatização e refrigeração
Fresador Mecânico
Operador de fresadora com comando numérico computadorizado
Eletricista instalador predial de baixa tensão
Eletricista de automóveis
Pintor de automóveis
Soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga
Soldador no processo tig em aço
Modelista
Oxicortador à mão e à máquina
Soldador no processo mig/mag
Mecânico de manutenção em bombas hidráulicas
Caldeireiro

_______________
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: