segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Espetáculo "Os sete gatinhos" no Teatro Banzeiros


ESPETÁCULO: OS SETE GATINHOS
AUTOR: NELSON RODRIGUES
DIREÇÃO: JÓRIA LIMA
APRESENTAÇÃO: PONTO DE CULTURA PONTO DE INÍCIO

SINOPSE
A peça teatral Os Sete Gatinhos é uma produção do Ponto de Cultura Ponto de Início e marca a conclusão do curso de formação de atores, que teve a duração de um ano, no Teatro Banzeiros. O elenco é composto por 13 alunos que participaram do processo de formação e agora se apresentam ao público como grandes promessas de talento e competência para o crescente mercado cultural rondoniense. O texto é de Nelson Rodrigues, um expoente da dramaturgia nacional, que dispensa comentários dada a sua fama, ora aclamado pela crítica e público, ora execrado pelos mesmos. O que de fato não acontece, é ficarmos imunes ao humor ácido de Nelson e a sua pungente dramaturgia que mete o dedo na ferida dos pacatos cidadãos brasileiros.

Os Sete Gatinhos, a exemplo de outros textos do autor, fala de tabus que ruborizam até os mais experientes na seara do comportamento humano mais desmoralizante. A moral, aliás, é a grande vítima da crítica Rodrigueana, que aponta o falso moralismo, a irulência e a hipocrisia oculta sob a aparente normalidade da família padrão brasileira. A montagem do espetáculo sob a direção de Jória Lima prima pela atuação, dispensando os tradicionais cenários e figurinos realistas/naturalistas e outros atributos cênicos, para dar ênfase à teatralidade e às habilidades dos atuantes, que dão vida à obra e sugerem à imaginação dos espectadores aquilo que estes não vêem. 

O enredo da peça trata de uma família carioca suburbana que está se deteriorando em razão de suas exigências sociais e decadências morais, que fazem com que as filhas se prostituam para que pelo menos uma delas tenha um casamento de luxo e mantenham as aparências de normalidade. Todas as esperanças do núcleo familiar se concentram em Silene, a filha mais nova, a qual julgavam ainda ser virgem. Sedução de menor, gravidez na adolescência, violência contra a mulher, fanatismo, homossexualismo, fetiches, pedofilia, todos esses são temas que fervilham na obra, e que são tratados nesta montagem com grande teatralidade, humor e leveza, porque a escrita de Nelson finalmente se consuma na mente do público, não pelo que ele vê com os olhos mas, pelo que ele enxerga dentro se si. Em suma, uma empolgante provocação! 

SERVIÇO:
PEÇA: Os Sete Gatinhos
LOCAL: Teatro Um do SESC
DATA: 15 e 16.11
HORÁRIO: 20:30h
ENTRADA: franca, 2kg de alimentos(opcional para a campanha de solidriedade)
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
PRODUÇÃO: Ponto de Cultura Ponto de Início
DIREÇÃO: Jória Lima
AUTOR: Nelson Rodrigues
COREÓGRAFO: Kaká Ferreira

GRANDE ELENCO 
- Por ordem de entrada em cena:
Sandro Marcel
Andressa Silva
Dario Bandeira
Amanda Galvão
Agrael de Jesus
Fernanda Fernandes
Kelvin Ribeiro
Madaí Dias
Ivonete Perez
Milla Marques
Juliana Dias
Poliana Alves
Cláudio Zarco

___________________
Fonte: Assessoria Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: