sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Coral Estrelas se prepara para a Cantata Natalina de 2011

O Coral Estrelas, formado somente por servidores da prefeitura de Porto Velho, realizou seu primeiro ensaio de 2011, na tarde desta terça feira (1/11), no auditório da biblioteca Francisco Meireles, como preparação para a tradicional Cantata Natalina no 2º domingo de dezembro próximo. A cantata faz parte do projeto Natal de Todos, idealizado pela primeira dama do Município, Lucilene Peixoto. Esse ano, o coral fará a sua terceira apresentação.

De acordo com a primeira dama, o Natal de todos começou logo no início do primeiro mandato de Roberto Sobrinho, há sete anos. A princípio, era somente a chegada do Papai Noel, mas depois foi incluída a decoração da cidade e a Cantata Natalina, que em 2009 passou a contar com o Coral Estrelas. Uma das novidades para 2011, será o “Presépio Amazônico” em um dos galpões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “A cada ano o Natal de Todos apresenta novidades. Em 2010, por exemplo, fizemos um passeio com as crianças do Lar do Bebê às avenidas e praças decoradas com iluminação de Natal. Esse ano vamos repetir a dose”, disse.

Outra novidade para 2011 será a inclusão de instrumentos musicais na apresentação do coral. O artista Júlio Yriarte, um dos assessores do prefeito, vai tocar violão acústico; o secretário adjunto da educação, Erivaldo Almeida, ficará na bateria e a professora de música Litsia Moreno tocará piano. Além disso, os solistas do coral tocarão pequenos instrumentos acústicos. “Os instrumentos vão incrementar a sonoridade vocal e a harmonia musical. Vão dar maior emoção e mais motivação aos participantes e ao público”, entende Litsia Moreno.

Vídeo
Antes do ensaio, Lucilene Peixoto agradeceu a participação de todos e mostrou um vídeo sobre a participação do coral na cantata, com objetivo de motivar ainda mais os participantes, principalmente os “novatos”. “É um momento de confraternização dentro de um projeto inovador que vem se superando a cada ano”, afirmou. A chefe de gabinete, Mirian Saldanha, que também participa, classificou a apresentação do coral como um “momento muito prazeroso. “Não precisa saber cantar. Os professores fazem com que a gente cante e tudo fica bonito”, declarou em tom de motivação.

Exercícios
O regente do Coral, Dirceu Rodrigues, afirmou que a cada ano é um desafio diferente. O principal é ensaiar as pessoas em pouco tempo. No entanto, entende que “o trabalho já ganhou o reconhecimento da sociedade pela sua relevância e importância, aliados ao esforço e dedicação de cada servidor”. Como geralmente acontece em todos os ensaios, primeiro os coristas fizeram alongamento, seguido de exercícios de voz e respiração. Foi definido que os ensaios serão toda terça, quarta e sexta feira, das 17h30minm às 19 horas.

Inscrições
A princípio, 35 pessoas já se inscreveram para participar do coral, mas as inscrições continuam abertas, pois a intenção objetivo é envolver o maior número possível de servidores de todas as secretarias. Interessados devem procurar a assessora Cláudia Mendonça na Assistência Técnica (Astec) do gabinete do prefeito ou ligar para 3901-2975.

_____________
Por Augusto José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: