sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Feira Internacional do Artesanato em Rondônia

De 30.09 à 09.10, das 14hs às 22hs, no Bingool Eventos (Av.: Rogério Weber)
Ah, não vi em nenhuma mídia de divulgação mas, como fui ontem, preciso avisar que cobram SEIS REAIS a entrada...
.


O governo de Rondônia através da Secel realiza, em parceria com a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, (ABEAC) entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro, a “Feira Internacional de Artesanato e Cultura” que vai ser montada no Bingool Clube (centro), sob a coordenação do Departamento do PAB em Rondônia que tem a frente a funcionária Wélida Sodré.

Quinze (15) países expositores, 10 estados brasileiros mais de 5.000 variedades em trabalhos artesanais e comidas típicas, além de apresentações artísticas culturais, música, dança folclóricas, desfile de moda, móveis e artigos de decoração, estarão na Feira que pela primeira vez acontece em Rondônia.

Através da Feira internacional de Artesanato a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, vem realizando um evento de porte significativo dentro do território brasileiro, proporcionando o intercâmbio cultural entre nações e a exposição de toda a diversidade artística típica de cada país.

Objetivo
O evento tem como objetivo valorizar a cultura, mostrando a diversidade, criatividade e originalidade dos artesãos, ampliar a importância econômica do artesanato no Brasil e no exterior, aumentar a gama de negócios com avanços no processo de comercialização. Criar novas condições para a exposição e venda do artesanato no mercado interno e externo

A Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses (ABEAC) trata-se de uma entidade fundada há 26 anos com intuito de aumentar a competitividade e as expectativas de melhores negócios para o produtor artesanal no mercado interno.

No início de 2009, com a idéia de diversificar agregando todo o tipo de artesanato brasileiro e estrangeiro, o evento que antes tinha caráter nacional, foi projetado para abrangência em nível internacional criando-se assim a 1ª Feira Internacional de Artesanato em Palmas/TO.

Feira do Sol
De acordo com a coordenadora do PAB em Rondônia Wélida Sodré, a Secel convocou para representar Rondônia na Feira Internacional os artesãos que estão participando da Feira do Sol que é montada todo final de semana no estacionamento do prédio do relógio em Porto Velho. Os artesãos do interior do estado também podem solicitar espaço para mostrar seus produtos durante o evento. “Infelizmente a Secel não pode assumir a estadia desses artistas por falta de recursos, afinal de contas serão dez dias de exposição e de acordo com pesquisa realizada pela nossa equipe o menor preço que conseguimos pela diária/pessoa foi R$ 40”, disse Wélida lembrando que os artesãos que participam do PAB no interior somam mais de 50.

Sexta feira dia 30 o governador Confúcio Moura juntamente como o secretário de cultura Francisco Leilson participam da solenidade de abertura da Feira Internacional de Artesanato e Cultura no Bingool Clube de Porto Velho.

____________________________
Fonte: Diário da Amazônia/Sílvio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: