sábado, 23 de julho de 2011

Musicontos e Poemúsicas, de Rinaldo Santos, entra em exposição no FILE 2011 em São Paulo


O trabalho Musicontos e Poemúsicas, de Rinaldo Santos, está exposto ao público desde 19 de julho na galeria de artes do SESI, na Avenida Paulista, em São Paulo a convite do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - FILE 2011 (clique aqui). Em 2010, mais de 800.000 pessoas visitaram a exposição do festival. O evento foi documentado como um dos tópicos culturais mais relevantes nos mais renomados jornais e estações de TV e rádio do país.

Este mesmo projeto de autoria de Rinaldo Santos participou em 2010 do Festival Internacional da Imagem em Manizales, Colômbia, na categoria de Paisagem Sonora e também no “AMAZÔNIA, A ARTE”, catálogo e exposição, idealizado pelo Museu Vale - Fundação Vale, que revela artistas com trajetórias distintas, consolidadas ou em desenvolvimento, na região amazônica.

São composições que exploram a Música e a Literatura, a tal ponto, que já não possam ser classificadas como música ou conto, poema ou música, por serem instantaneamente ambas as coisas.

Nos Musicontos, os sons formam uma narrativa curta em que os conflitos e sentimentos da trama não nos chegam pelas formas convencionais escritas ou verbais, mas direcionados, primeiramente, aos nossos ouvidos, através de citações e metáforas sonoras de um possível subtexto, para serem escutados tantas vezes quanto necessário.

Nas Poemúsicas, a música não aparece como um fundo musical do poema. Tampouco o poema figura como um parêntese da música. São invenções sonoras intencionalmente poéticas. Quando juntos, os discursos sonoros e literários atuam em simultaneidade e similaridade de importância.

Rinaldo Santos informou que já está trabalhando na gravação de um CD. As gravações estão sendo feitas nos estúdios HAICAI e LECAOS, em parceria com o Coletivo C.A.O.S. e apoio da ACME-Associação do Coletivo Madeirista.

_____________
Autor: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: