quinta-feira, 12 de maio de 2011

Semana do Museu terá mostra histórica no Complexo EFMM

Em comemoração à Semana Nacional do Museu, o Complexo Turístico Madeira-Mamoré, em Porto Velho, vai sediar uma mostra histórica de objetos que remontam ao início da colonização da Capital. De 16 a 22 de maio, o antigo espaço conhecido como Galpão do Museu, junto à sede da Fundação Cultural, vai abrir suas portas para a visitação pública. Turistas e moradores da cidade terão oportunidade de ver de perto parte do acervo histórico que vem sendo preservado, até que seja concluída, a construção do primeiro Museu Municipal. Peças revitalizadas como rodas de trem, sinos e até uma locomotiva fazem parte da exposição.

Segundo o presidente da Fundação Iaripuna, Altair Santos (Tatá), a Semana do Museu ocorre em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura. Durante a mostra, também estarão sendo promovidas oficinas para estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Historiadores capacitados pela Fundação estarão à disposição dos visitantes para conversar sobre o acervo, ajudando a contar a história da cidade.

A obra do Museu Municipal, que será erguido onde estão situados outros galpões históricos, será financiada pela Santo Antônio Energia. “Esperamos poder inaugurá-lo até o final de 2012”, estima tatá.

Ainda neste ano, a Fundação também deverá implantar no município, um Conselho Municipal da Cultura, que está sendo elaborado pelo setor jurídico da Prefeitura como proposta de Lei que será encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores. A ideia é criar um conselho e um Fundo da Cultura, com um plano que pretende prever as ações nessa área nos próximos 10 anos. “Esse é o caminho apontado pelo Ministério da Cultura e é uma tendência a ser seguida pelos estados e municípios”, explica o presidente.


Festival Madevia
A chegada do chamado verão amazônico também abre a temporada de shows como o festival Madevia, agendado para junho. No calendário, que será divulgado nos próximos dias pela Iaripuna, estarão apresentações de artistas locais e também de outros estados. No Mercado Cultural, as atrações serão ampliadas para o período de quarta-feira a domingo. “Estamos em contato com os produtores e segmentos organizados para fechar as agendas”, completou Tatá.

Outra iniciativa que deve ocorrer nos próximos dias será o repasse de verba do município para a Federon, Fundação que organiza os cerca de 35 grupos folclóricos que promovem os arraiais, como quadrilhas e bois bumbás. Em junho, também ocorre mais uma edição da tradicional encenação “O Homem de Nazaré”, do grupo teatral Êxodo, no espaço Jerusalém da Amazônia, às margens da BR 364, que mostra a história e a vida de Jesus Cristo, num espetáculo transmitido para todo o País.

__________________
Fonte: Róbinson Gambôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: