sábado, 14 de maio de 2011

Grupo de capoeira se apresenta hoje, 14.05, no Porto Velho Shopping

Evento será em comemoração aos 123 anos da Abolição da Escravatura
A libertação dos negros anunciada há 123 anos é motivo de comemoração até hoje. E ritmo não irá faltar em homenagem aos negros. O Grupo Candeias GYN apresenta performances de capoeira, saltos acrobáticos e maculelê (mistura de dança e luta) dia 14 (sábado), às 18h, na praça de eventos do Porto Velho Shopping.

Cerca de 40 pessoas, entre crianças e adultos, apresentam ritmos negros em um resgate à cultura dos escravos.

O Grupo atua há 26 anos na capital e já conquistou medalha de prata no campeonato mundial de capoeira (1992) e o segundo lugar durante a participação folclórica na Feira Internacional de Artesanato (1996).


LiberdadeA Abolição da Escravatura foi decretada pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, em 1888, através da Lei Áurea. Segundo o mestre em história cultural, Rildo Braga, a Abolição representa a reparação de um erro histórico e desumano. Para o estudioso, a dança representou uma reação contra a escravidão, uma forma de comunicar indignação, revolta.

Segundo Braga, apresentações culturais como a que haverá no Shopping são formas de resgate histórico e conscientização à população contra a atual luta do negro: o racismo. Conforme o estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), o salário dos negros é menos da metade da renda dos brancos. Desigualdade racial presente mesmo após os 123 anos da Abolição da Escravatura.


Apresentação de capoeira no Porto Velho Shopping
Celebração dos 123 anos da Abolição da Escravatura
Data: 14/05 (sábado)
Horário: 18h
Local: Praça de eventos (1° piso)

_______________________________
Telefones: (69) 3218.8002/9964.8271

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: