terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sesc/ro apresenta Mostra Ano Mágico do Cinema Francês

Os mais importantes diretores do Cinema na França estão reunidos na mostra “1959 Ano Mágico do Cinema Francês”, organizada pelo SESC Nacional e distribuídos às unidades do SESC de todo país. A Mostra começa hoje em Porto Velho com o clássico de Jean-Luc Godard, Acossado. Durante toda a semana os público ainda poderá conferir no Audicine do SESC Esplanada, às 20h, mais quatro produções emblemáticas da chamada Nouvelle Vague: Os incompreendidos, de François Truffaut, Horoshima meu amor, de Alain Resnais, Pickpocket, de Robert Bresson e Quem matou Leda, de Claude Chabrol.

A iniciativa do SESC tem parceria com o CineOca, cineclube de Rondônia, que desde junho mudou a estratégia de mobilização do público, ao invés de apresentar exibições semanais passou a investir em mostras mensais, sempre propondo a reflexão da linguagem cinematográfica, por isso após o filme o espaço é aberto para o debate.

Como nos demais filmes exibidos pelo SESC, a entrada é gratuita.


CineOquinha
As exibições semanais do CineOquinha, voltadas para o público infantil, continuam ocorrendo no espaço Cultural Vrena, no bairro Tucumanzal, aos domingos, às 17h.


Programação da Mostra:

ACOSSADO
(Jean-Luc Godard, França, 1959, ficção, 90 minutos)
Data: 09/08 - segunda-feira
Horário: 20hs
Classificação: 12 anos
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.


OS INCOMPREENDIDOS (François Truffaut, França, 1959, ficção, 99 minutos)
Data: 10/08 - terça-feira
Horário: 20hs
Classificação: 14 anos
Sinopse: Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.


QUEM MATOU LEDA (Claude Chabrol, França, 1960, ficção, 110 minutos)
Data: 11/08 - quarta-feira
Horário: 20hs
Classificação: livre
Sinopse: Este é o terceiro filme de Chabrol, e seu debute no thriller psicológico, gênero também de seus 2 próximos filmes: Les Bonnes Femmes e L'Enfer. Usando com perícia os flashbacks e vinhetas, Chabrol cria um pertubador enredo de infidelidade, obsessão e assassinato num vinhedo em Provença. O negociante Henri Marcoux (Dacqmine) tem um caso amoroso com uma bela e jovem vizinha (Lualdi), bem debaixo do nariz da sua esposa Thérèse (Robinson). A linda filha de Henri, ao conhecer o húngaro (Belmondo) fica apaixonada, enquanto o filho voyeur de Henri começa a ter liberdades com a amante do pai. Com o amadurecimento das paixões na família, deslumbra-se uma tragédia. Obra-prima no gênero.


PICKPOCKET (Robert Bresson, França, 1959, ficção, 79 minutos)
Data: 12/08 - quinta-feira
Horário: 20hs
Classificação: livre
Sinopse: Inspirando-se livremente no romance Crime e Castigo, do russo Fiódor Dostoiévski, Bresson nos conta, com seu rigor característico, a trajetória de um batedor de carteiras chamado Michel. Acompanhamos os seus assaltos e sua tentativa de mudar de vida.


HIROSHIMA MEU AMOR (Alain Resnais, França/Japão, 1959, ficção, 90 minutos)
Data: 13/08 - sexta-feira
Horário: 20hs
Classificação: 14 anos
Sinopse: Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi "tosquiada", pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.

Fonte: SESC/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: