quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Parênteses - Retalhos Reais*

Como fazer uma ficção? Com retalhos reais! Pelo menos, foi o que fez o Grupo Raízes do Porto.


Com muita pesquisa e habilidade, seus integrantes alinhavaram, com pontos miúdos, uma colcha muito bem feita, bem feminina, bonita de se ver. Falo da peça teatral “Maria.com”, que tem como tema a violência contra a mulher.

O texto, de Suely Rodrigues, totalmente fundado em depoimentos verídicos, revela diversas facetas da violência covarde, da qual a mulher, por sua fragilidade, tanto física quanto sócio-cultural, é vítima, mostrando que o tema ainda não foi debatido o suficiente e que essa problemática ainda está longe de ser superada.

As Marias (Arlete Vrena, Kenny Frazão, Jane Carla, Odeclea Silva e Emili Sousa), vítimas de violência, expõem recordações de brutalidades, agressões, ameaças sofridas, que ocasionaram isolamento social, revolta e emudecimento das personagens.

Sem pieguices, a trama passa por fios dramáticos e trágicos pincelados com humor. Cada retalho, verossímil, denso, vai sendo costurado, cuidadosamente, com linhas caprichosas, de sonhos e esperanças, em uma linguagem artística, que apesar da densidade e da carga dramática do tema, se apresenta leve, sem apelos, inspirando emoções que são reforçadas com a música de Baaribu Nonato.

Apesar de a força contestadora ser maior que a artística, a peça alcança o equilíbrio, conseguindo ser graciosa sem minimizar o problema.

O grupo, que recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myiam Muniz e tem patrocínio da Petrobras, mostrou não ser uma Maria vai com as outras e com profissionalismo exemplar apresenta, em sua mais recente produção teatral, a mulher do mundo, seus problemas e possíveis soluções. Não vou contar o final, mas antecipo que entre peias e Penhas, salvaram-se as Marias.

Em cartaz no Teatro Um do SESC, nos dias 28 e 29 de agosto.

Aquele abraço!

_____________
* Texto de autoria de Rinaldo Santos ( santos.rinaldo@yahoo.com.br / @santosrinaldo), poeta e músico.

Foto: Acervo do Grupo Raízes do Porto, por Juraci Junior
_____________


Em tempo: A peça "maria.com" está em cartaz no Teatro Um do Sesc Esplanada nos dias 28 e 29.08, às 20h30min. Entrada: R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: