sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Grupo Raízes do Porto apresenta dias 28 e 29, "maria.com", no Sesc Esplanada

"maria.com inicia temporada nesse fim de semana


Agressões, brigas, abusos, medo de denunciar, ameaças constantes e ainda a crença de que “o amor tudo suporta” são fatos que fazem parte do cotidiano de mulheres em todo mundo. O tema que, mesmo possuindo grande destaque na mídia, ainda é um tabu a ser enfrentado pela sociedade civil.

É nessa atmosfera que o Grupo Raízes do Porto, com 18 anos de trabalhos artísticos desenvolvidos em Rondônia, leva ao palco do Teatro Um do SESC sua nova produção: “maria.com”.


“maria.com” surge de pesquisas realizadas com mulheres de várias classes sociais de Porto Velho que sofreram e sofrem com os diversos tipos de violência. Maria vinda de família de classe média, Maria do garimpo, Maria ribeirinha, Maria da vida, tantas mulheres e tantas Marias, representadas por cinco mulheres em cena. Cada uma com sua realidade, com sua história e suas justificativas, agüentando vários tipos de violência, seja por omissão ou por se expor denunciando. Com isso elas se revelam e através desta exposição, se conhecem e se confrontam unindo fraquezas, se fortalecendo e encontrando uma solução para promover alívio e conforto a tantas outras Marias vítimas de violência.

O espetáculo que estreou no dia 30 de abril deste ano no Espaço Cultural Vrena, também cumpriu uma agenda de apresentações em lugares alternativos, onde dificilmente teriam acesso a qualquer tipo de manifestação artística, como a Fraternidade Espírita Irmã Clara, no Bairro Marcos Freire e também no Presídio Feminino.



Suely Rodrigues, Diretora Artística do Grupo e que também assina a direção, o texto e o projeto de luz do espetáculo, explica que a intenção da montagem foi levar o tema, através de uma linguagem artística, a diferentes lugares da cidade. “Nossa intenção inicial era levar o teatro e o tema violência contra a mulher a locais onde ele é mais visível, que são as comunidades menos favorecidas. Agora, temos a oportunidade de vir para o centro da cidade, onde ela existe, porém, de forma mais velada”, enfatiza a diretora.



“maria.com” é um projeto que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myiam Muniz e tem patrocínio da Petrobras. Conta ainda com o apoio para montagem deste espetáculo da Fundação Iaripuna, Conselho Municipal de Mulheres, Acadepol, Delegacia da Mulher, Fundação Riomar, do Publicitário Rudney Prado, Fotógrafo Ronaldo Nina e veículos de comunicação de Porto Velho.

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Suely Rodrigues
Elenco: Arlete Vrena, Emilli Sousa, Jane Carla, Kenny Frazão e Odicléia Silva
Cenário, figurino e adereços: Nonato Tavares (Manaus/AM)
Maquiagem: Odinaldo Silva
Iluminação: Suely Rodrigues
Operador de luz: Osias Cardoso
Músicas: Baaribu Nonato
Poemas: Nilza Menezes
Operador de Som: Suely Rodrigues
Produção: Geovani Berno e Suely Rodrigues
Fotos do cartaz e divulgação: Ronaldo Nina
Assessoria em Comunicação: Geovani Berno e Juraci Júnior

SERVIÇO:
O QUE: Maria.com
ONDE: Teatro Um do SESC Esplanada – Presidente Dutra, Pedrinhas.
DATAS: 14, 15, 28 e 29 de agosto de 2010.
Horários: 20h30min.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00
Informações: (69) 9232-2480 (Suely), (69) 9984-0068 (Geovani)

______________

Fonte e fotos: Juraci Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: