sexta-feira, 7 de maio de 2010

Secel homenageia artistas plásticos com exposição na Casa de Cultura

Para comemorar o dia nacional do artista plástico, o Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – promove uma exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos. A abertura da “Coletiva de Maio” será na sexta-feira (07), 20h30, com um coquetel, na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório.
Essa é uma homenagem aos profissionais que dedicam talento e criatividade na tradução da cultura rondoniense em pinturas, esculturas e instalações. Todos os anos lembramos essa data com uma exposição democrática e eclética da produção de artes plástica do Estado”, comenta Jucélis Freitas, secretário da Secel.
A exposição, que ficará aberta a visitação pública até o dia 31 de maio, reúne obras de mais de 30 artistas de Rondônia. “Com sua arte o artista tem o poder de trazer para o plano comum as coisas que muitas vezes passam despercebidas ao olhar desatento. Ele não permite que a luta diária da vida seque em seus olhos o privilégio de perceber as constantes surpresas que as grandes e pequenas coisas lhe proporcionam. Por isso, aproveitamos essa data para parabenizar todos os artistas plásticos de Rondônia”, conclui Geraldo Cruz, diretor da Casa de Cultura.

Homenagem
O Dia Nacional do Artista Plástico foi criado em homenagem ao artista José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu no dia 08 de maio de 1850. Aclamado pela historiografia como o precursor da abordagem de temática regionalista, Almeida Júnior introduz assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo simples e palpável.

Os artistas expositores da Coletiva de Maio:
Maria Regina Veloso
Botôto
Nonato Cavalcante
Assis Shathobriand
Erundina
Fátima Montanari
Zoghibi
Mikéliton
Fátima Amaral
Edilsa Mota
Adelina Jacob
J. Messias
Naylamp
Carlos Batalha
Gilson Castro
Franky
Eglantina
Franciney
Margot Paiva
Ricardo Peres
Goreth Lira
Edson Andrade
Sílvia Feliciano
Izabela Fontenelle
Marilac
Angella Schilling
Vrena
Geraldo Cruz
Tito Tezzari
Edna Cerqueira

Fonte: A/I SECEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: