terça-feira, 27 de abril de 2010

Governo japonês oferece bolsas para graduação e pós para brasileiros

O Governo Japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas nas modalidades de graduação e de pós-graduação (pesquisa). A informação é da professora Sílvia Rissino, do Departamento de Informática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e responsável, em Porto Velho, pela aplicação das provas de seleção das bolsas, por meio de convênio firmado entre a instituição e o Porto Velho Nikkey Club.
Os rondonienses interessados em concorrer às bolsas devem se inscrever no Consulado Geral do Japão em Manaus, que receberá inscrições dos candidatos residentes nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Todas as provas da seleção serão realizadas em Porto Velho, única cidade da região Norte, com exceção de Manaus e Belém, que realiza as provas.
Para a modalidade de pós-graduação as inscrições estarão abertas de 4 de maio a 28 de maio e os candidatos devem ter idade máxima de 34 anos (nascidos após 2 de abril de 1976), nacionalidade brasileira, nível superior completo ou apto a se formar até junho de 2010, bom domínio da língua inglesa, além de ser recomendável um conhecimento básico de japonês. Os candidatos aprovados receberão uma bolsa no valor estimado de 152 mil ienes mensais por mês e passagens de ida e volta.
para a modalidade de graduação as inscrições serão feitas de 1 de junho a 25 de junho e os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos (nascidos entre 02/04/1989 e 01/04/1994), nacionalidade brasileira, ensino médio completo ou cursando o último ano, além de ter bom conhecimento de inglês e/ou japonês. Os candidatos aprovados receberão uma bolsa no valor estimado de 125 mil ienes por mês e passagens de ida e volta. As inscrições para as duas modalidades são gratuitas.

Os formulários de inscrição e demais informações sobre as bolsas podem ser obtidas no Consulado Geral do Japão em Manaus ou pelo site da Embaixada do Japão no Brasil ou também no site da Study in Japan .
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3232-2000, do Consulado Geral do Japão em Manaus, ou pelo e-mail srissino@gmail.com, da professora Sílvia, da UNIR.

Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: