segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Secel abre inscrição para oficina de montagem de exposição através do IBRAM

A quinta oficina de Museus realizada pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), será de 8 a 11 de dezembro em Porto Velho, e as inscrições já estão abertas. “Este projeto, desenvolvido em 2009 pelo Centro de Documentação do Estado de Rondônia, que é um departamento da Secel administrado pela Nazaré Silva, mostrou a grande demanda que o Estado tem por cursos de capacitação para os artistas, gestores e produtores culturais. As oficinas tiveram grande participação, todas com mais de 60 alunos inscritos. Nesta última esperamos capacitar pelo menos 80 pessoas”, destaca Jucélis Freitas, secretário Secel.
Com o tema “Expografia”, o último curso promovido em 2009 pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) aborda as diversas formar de se montar uma exposição. Elementos expográficos como: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos entre muitos outros recursos para traduzir as intenções e criações dos artistas em um espaço adequado para expor as obras serão apresentados aos alunos.
Na ementa do curso também constam: conceitos de museu, museologia e museografia; o que é expografia; exposição e comunicação museal; tipologias de exposição; exposições de curta, média e longa duração; a linguagem das exposições nos museus; técnicas e materiais apropriados para exposição; o discurso expográfico; exposição e conservação; as exposições e seus diferentes públicos; diferentes processos de documentação e divulgação da exposição; pesquisa e avaliação: usuários e beneficiários, resultados alcançados e impacto social das exposições.
O curso será ministrado pelo mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO), Bernardo Baraçal, que é curador das Coleções Especiais do Museu Nacional de Belas Artes IBRAM/MinC e professor do Curso de Museologia, da Escola de Museologia, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Interessados podem fazer a inscrição na sede da Secel, que fica no Prédio do Relógio.

O curso será ministrado na Casa de Cultura Ivan Marrocos, tem duração de 32 horas e é gratuito.

Contatos e Inscrições:
SECEL – avenida Sete de Setembro nº 237 – Centro – Porto Velho / RO.
(69) 3216 7301 – 9218 1398 ou e-mail: nazarefsilva@hotmail.com

Fonte: AI/Secel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: