quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Oi abre inscrições para seu programa de patrocínios culturais

22/10/2009
Bem-vindo ao Clipping DUO
Conheça a DUO Informação e Cultura em www.duo.inf.br O que não pode faltar numa agenda mínima para a cultura Ministério promove encontros para formar agentes culturais Votação PEC 98/07 - isenta todos os tributos de CDs e DVDs musicais Quando não há limites para a inclusão Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital nº 2/2009 Oi abre inscrições para seu programa de patrocínios culturais Abertas as inscrições do edital Tesouros Vivos da Cultura 2009 1ª Edição do Festival Fuzarca prorroga inscrições Inscrições para o Conjuve vão até 23 de outubro Fundação da Cultura realiza curso para profissionais que atuam em bibliotecas Divulgada pontuação parcial do ICMS Patrimônio Cultural Concurso Beleza Negra de Campo Grande segue com inscrições abertas até o dia 31 Meio milhão de reais para o artesanato em 2010 Reunião na Unesco sobre Patrimônio Mundial Esplendor da arte Fim da era dos movimentos sociais brasileiros Oiticica ESCOLA DO LIVRO : Últimas Vagas
22/10/2009O que não pode faltar numa agenda mínima para a culturaCultura e Mercado -
Vale apresentar uma série de apontamentos para o Estado reforçar sua agenda em relação à cultura, buscando um novo paradigma para as políticas culturais que seja mais abrangente, comparado ao modelo econômico atual.
Para inserir a cultura como prioridade na agenda econômica e social dos governos é preciso haver um aumento da interlocução entre esta pasta e as outras instâncias governamentais, sobretudo Educação, Casa Civil, Turismo, Integração Regional. A tomada de decisões deve levar em conta os fatores culturais de uma sociedade.
Uma união mais significativa, talvez até uma fusão entre os ministérios da cultura e da comunicação, a exemplo do que acontece na França, torna-se urgente, uma vez que as decisões no campo da comunicação social têm inequívoco efeito cultural, sobretudo com o advento da Internet, das redes socias e da cultura digital como um todo.
As distorções são enormes nessa área e tornam todos os outros esforços praticamente sem efeito, diante da força da comunicação e difusora da cultura nacional concentrada nos meios de comunicação de massa.
Esses apontamentos levam em conta:
– Implementação de um sistema público e autônomo de financiamento às artes, diminuindo a dependência dos artistas em relação aos programas de incentivos fiscais e de verbas governamentais.
–Investimento pesado em infra-estrutura, com equipamentos e programação adequados para a difusão cultural em todo o país.
– Aprimoramento e institucionalização do programa Cultura Viva, universalizando-o.
– Ampliação e transparência do orçamento.
– Gestão republicana, com editais transparentes e desatrelados do poder público.
– Reformulação do Sistema Nacional de Cultura para definir com clareza os papéis da federação, dos estados e municípios.
– Revisão dos processos de concessão pública de TV para eliminar o atrelamento a oligarquias políticas e econômicas.
– Criação de mecanismos de regulação, que contemplem TV aberta, TV digital, cabo, satélite e telecomunicações,com transparência e participação da sociedade civil.
– Valorização da TV pública como forma de garantir o acesso à população de uma programação educativa e de qualidade.
– Desenvolvimento de um projeto de banda larga público, que facilite o acesso de toda a população à internet.
– Apoio e incentivo às ações privadas de mecenato que demonstrem maior capacidade de compartilhar os desafiospúblicos com o Estado.
http://www.culturaemercado.com.br/ideias/o-que-nao-pode-faltar-numa-agenda-minima-para-a-cultura/22/10/2009Ministério promove encontros para formar agentes culturaisVermelho -
Com objetivo de capacitar os agentes culturais das esferas pública e privada, e qualificar a demanda no setor cultural, o Ministério da Cultura promove o Programa de Capacitação em Projetos Culturais. A capacitação visa difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e com a consistência necessária para buscar parcerias e apoios diversificados.
Além dos encontros presenciais, o cronograma deste ano - que terá início em novembro - contará com módulos pela Internet, disponibilizados em uma página para ensino à distância.
Serão contempladas cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, e do Espírito Santo e Santa Catarina. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informações do MinC apontam nessas regiões e estados desequilíbrios relacionados à estruturação de órgãos públicos na área da Cultura, à criação de leis de incentivo e a investimento em fundos, dentre outros aspectos.
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=11794222/10/2009Votação PEC 98/07 - isenta todos os tributos de CDs e DVDs musicais Music News -
A PEC 98/07, que isenta todos os tributos de CDs e DVDs musicais (produção brasileira) será votada na Câmara dos Deputados.
Com a aprovação da PEC da Música deixam de incidir ICMS, IPI, ISS ou qualquer outro imposto que venha a ser criado e que possa onerar o comércio de música gravada, seja por que meio for.
Quem puder passar e-mails de apoio aos deputados que estarão na votação mais fácil será a aprovação desta emenda constitucional.
Não deixe de comparecer na Câmara dos Deputados (DF) e apoiar esta mudança na lei. A emenda constitucional com certeza irá beneficiar todo o mercado musical brasileiro.
http://www.musicnews.art.br/22/10/2009Quando não há limites para a inclusãoO Povo - Emmanuel Macêdo
Palhaços, palestras, oficinas e até música ao vivo. Um cenário perfeito para chamar a atenção de quem passava pela praça Luíza Távora, na avenida Santos Dumont, na tarde de ontem. Mas o que os organizadores realmente queriam mostrar - e combater - com o Festival Regional de Arte e Cultura para Pessoas com Deficiência é a existência do preconceito com esse tipo de público.
O tema do evento que contou, nesta quarta-feira, com a participação de instituições que atendem pessoas com deficiência na região metropolitana, é “A deficiência não é um problema. Seu preconceito, sim”. As festividades têm continuidade hoje, a partir das 16h30min, com as instituições da Capital. Ao todo, oito festivais estão programados para acontecer até novembro de 2009. Acopiara e Tauá já foram palco de apresentações artísticas e exposições gastronômicas e artesanais com o mesmo intuito.
David Valente, músico que toca teclado com os pés, não deixou ninguém parado em um cenário de muita alegria e descontração.
O evento é uma realização do Governo do Estado o Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Gabinete da primeira-dama do Estado e executado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), que visa a inclusão social de crianças, jovens e adultos deficientes. Os festivais fazem parte do programa Ceará Acessível.
Célia Costa Lima, presidente da APDMCE, fala da importância do projeto para os deficientes. “É um projeto de inclusão. Os deficientes têm sua contribuição a dar e é isso que queremos mostrar”, enfatiza.
Opinião concordante com a de Iracema Pinho, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Eusébio. “A inclusão para eles é importante principalmente para mostrar a muitos que ainda têm preconceito que eles são capazes de realizar tarefas que muitos não imaginam", diz.
A capacidade de realizar tarefas é uma grande conquista, bem clara no sorriso de dona Luzia Pereira, mãe de uma aluna excepcional. Ela conta que todas as atividades do projeto servem de estímulo e alegria para seguir a vida. “Visitei ela em uma oficina de balé e achei maravilhoso”, conta.
http://www.noolhar.com/opovo/fortaleza/921146.html22/10/2009Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital nº 2/2009Ministério da Cultura -
O Ministério da Cultura divulga o segundo edital de 2009 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, que cobrirá as viagens a se realizarem de julho de 2009 a abril de 2010, para as quais serão disponibilizadas, no total, R$1,9 milhão, do Fundo Nacional da Cultura (FNC). O programa se destina a artistas, técnicos e estudiosos da área cultural, convidados a participar de eventos fora do seu local de residência, para apresentar trabalho próprio, fazer residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. O evento deve ser promovido por instituição brasileira ou estrangeira, de reconhecido mérito, desde que não seja apoiado ou realizado pelo Ministério da Cultura, ou por uma de suas instituições vinculadas.
As inscrições variam de acordo com o mês em que se realizará a viagem (ver calendário abaixo). Em Brasília, os interessados que não tiverem acesso à internet podem se encaminhar à sede do MinC na Esplanada dos Ministérios, bloco B, 1º andar, Divisão de Atendimento ao Proponente/SEFIC, onde será disponibilizado, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira (exceto feriados), computador para inscrição.
É possível anexar documentos comprobatórios do currículo, ou outros tipos de material (artigos publicados, portifólio etc) que o candidato julgar relevantes para a análise. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades culturais privadas e sem finalidade lucrativa, cujas candidaturas serão divididas em solicitações de grupo e solicitações individuais, que concorrerão separadamente. Apenas no caso destas últimas poderão ser apresentados pedidos com vistas a residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura.
Mudanças e critérios - No tocante aos critérios para atribuição de pontos, houve algumas modificações em relação ao Edital nº 1/2009. No intuito de fortalecer a disseminação das ações culturais no interior do país, além da bonificação de 0,5 às candidaturas originárias de fora de Brasília e das capitais estaduais, também dela se beneficiarão aquelas destinadas a eventos a se realizarem fora das referidas localidades.Em observância às políticas públicas do Governo Federal, também receberão um bônus de 0,5 as encaminhadas por comunidades tradicionais, incluindo: povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, faxinalenses, pantaneiros, quebradeiras de coco babaçu, marisqueiras, caranguejeiras, ribeirinhos, agroextrativistas, seringueiros, fundos de pasto, dentre outros grupos.
A bonificação de um ponto aquelas destinadas à participação em eventos a ocorrerem na América do Sul ou na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) permanecerá.
Os critérios a serem considerados na avaliação serão os seguintes: relevância do evento e da instituição promotora para a área cultural da atividade desenvolvida; adequação do histórico de atuação do candidato ao trabalho ou estudo proposto; relevância da atividade a ser realizada/desenvolvida para a área cultural em que se insere; caráter inovador ou experimental da atividade; contribuição para a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras; intercâmbio e apropriação de tecnologias e conhecimento e troca de experiência. Cada item vale até 5 pontos, e a pontuação mínima para classificação é 16.
http://www.cultura.gov.br/site/2009/10/01/programa-de-intercambio-e-difusao-cultural-edital-n%C2%BA-22009-2/22/10/2009Oi abre inscrições para seu programa de patrocínios culturaisGIFE -
A Oi abriu no último dia 15 as inscrições para o edital de seleção dos projetos culturais que serão patrocinados pela empresa no próximo ano.
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 destinará recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura.
O objetivo da iniciativa é estimular a produção artística no País, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional.
As inscrições para o processo de seleção estarão disponíveis até 16 de novembro por meio do site www.oifuturo.org.br ou www.oi.com.br.
Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto. Apoiado em conceitos como "acesso” e "inovação”, o programa incentiva iniciativas que valorizem talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados como aspectos relevantes a capacidade de formação de novas platéias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.
Desde 2001, a Oi investiu cerca de R$ 222 milhões na cultura brasileira. Mais de 680 projetos em segmentos variados, como teatro, dança, festivais, artes visuais e cinema, já foram contemplados, atingindo um público estimado de 13 milhões de espectadores. Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro será responsável pela gestão do programa.
As propostas serão avaliadas por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e o resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida. Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas Leis de Incentivo à Cultura.
Em 2009, a Oi selecionou por meio do programa 132 projetos culturais, com investimento total de R$ 29,2 milhões, nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. Entre as iniciativas selecionadas, há mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, obras de teatro, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio.
Os projetos selecionados na edição passada do programa concorreram com mais de 4,3 mil propostas inscritas dos diferentes Estados da área de atuação da companhia.

http://www.gife.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: