terça-feira, 13 de outubro de 2009

CNPq divulga edital de apoio a propostas de pesquisa, desenvolvimento científico e extensão tecnológica para inclusão social

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no último dia 28 de setembro, o Edital MCT/CNPq Nº 029/2009, que objetiva apoiar a execução de projetos de desenvolvimento e extensão tecnológica que promovam a inclusão social, por meio da melhoria das condições socioeconômicas da população brasileira.
O edital busca promover a pesquisa, o desenvolvimento e a extensão de tecnologias convencionais e de tecnologias sociais no aproveitamento de resíduos sólidos urbanos e resíduos agroindustriais, além de promover a extensão tecnológica no meio urbano e rural, incluindo a agroecologia.
As propostas podem ser submetidas até o dia 11 de novembro e devem ser feitas, exclusivamente, via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Os proponentes devem ter o título de doutor.
Serão priorizados projetos de extensão tecnológica e de consolidação de tecnologia existente que se enquadrem em um dos seguintes temas e linhas de ação:
- Tema 1: estimular a execução de projeto de pesquisa, de desenvolvimento e de extensão voltados aos catadores de materiais recicláveis de forma a contribuir para a promoção de sua sustentabilidade socioeconômica, compreendendo as linhas: a) Inovação tecnológica para incremento da produtividade na cadeia de recicláveis; b) Tecnologias de gestão; c) Melhoria das condições de trabalho dos catadores; d) Segurança alimentar e nutricional dos catadores de materiais recicláveis
- Tema 2: estimular projeto de pesquisa, de desenvolvimento e de extensão de tecnologias sociais voltadas à agroecologia, compreendendo as linhas: a) Processos de implementação para produção; b) Produção, transformação, comercialização e consumo de produtos orgânicos/ecológicos.
Tanto para o Tema 1 quanto para o Tema 2 os recursos do edital serão destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsa.
No total, o edital dispõe de R$ 6 milhões, oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais/Ação Transversal. Uma parcela mínima de 30% dos recursos será, necessariamente, destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Para mais informações acesse o Edital MCT/CNPq Nº 029/2009 clicando aqui.

Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: