quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Festejo de São Cristóvão, de 07 a 09.08.

São Cristóvão é um santo popular e universalmente conhecido. Devido o grande evento do 12º Intereclesial que aconteceu nos dias 21 a 25 de julho. A paróquia de São Cristóvão mudou a data para 07 a 09 de agosto do corrente ano.
.
Histórico
Cristóvão Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. Conta a história, que Cristóvão era um gigante materialista e ele queria servir o maior rei do mundo, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, atravessando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que atravessava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro”. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".A Igreja de São Cristóvão nasce em 1965 pelo clamor dos motoristas e dos demais devotos do Santo Padroeiro, pois já era forte o desejo de criar uma capela exclusiva em homenagem a São Cristóvão. Em 1966 foi construído o templo e no dia 01 de maio de 1976 foi elevada a Paróquia por Dom João Batista Costa. Atualmente tem como pároco, Pe. Antônio Fontinele de Melo, padre engajado na luta pela justiça e a paz.
.
Carreata e festejos:
A tradicional carreta de São Cristóvão tem o percurso com saída da Igreja de São Cristóvão, situada na Av. Pinheiro Machado. Com a imagem do santo carregada no caminhão, contorna pela Rodovia BR 364 (Jorge Teixeira) e segue pelas ruas: Almirante Barroso, Rogério Weber e Pinheiro Machado. A benção dos carros e motoristas acontece em frente à Igreja de São Cristóvão e logo após a benção, santa missa com a presença de Dom Moacyr Grechi. Considerando que o Festejo em honra ao padroeiro dos motoristas tornou-se tradicional e de grande aceitação da comunidade Portovelhense.
O festejo de São Cristóvão tem a seguinte programação.
- Dos dias 29 de julho a 06 de agosto, ás 19h00 acontece à novena em honra a São Cristóvão;- Dia 08 de agosto, ás 18h30, carreata, benção dos motoristas e familiares e santa missa presidida por Dom Moacyr Grechi;- E de 07 a 09 de agosto do corrente ano, após as celebrações, tradicional arraial com comidas típicas e sorteios.
Ao invocarmos São Cristóvão como protetor dos motoristas, queremos que haja entre eles mais fraternidade. Que todos tenham consciência de que o irmão e a irmã são templos de Deus. Que ao conduzir um automóvel (ou moto, caminhão, ônibus, lotação...) com a presença do (a) irmão (a), saibamos que também estamos levando Deus, pois ele está presente no irmão e na irmã.
.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: