sexta-feira, 7 de agosto de 2009

“Arte Cerâmica de Pimenta Bueno – 1º Encontro dos Artistas do Barro de Rondônia em Porto Velho” até amanhã, 08.08.

Desde o dia 27 de julho artistas do município de Pimenta Bueno estão expondo artesanatos produzidos com cerâmica na Casa de Cultura Ivan Marrocos. A exposição denominada “Arte Cerâmica de Pimenta Bueno – 1º Encontro dos Artistas do Barro de Rondônia em Porto Velho” reúne quatro profissionais do mais alto gabarito em artes plásticas. As peças expostas são ótimas opções de presentes criativos e de bom gosto. Objetos decorativos de cerâmica de variadas formas e estilo singular são alguns dos produtos que podem ser encontrados na mostra, que vai até o próximo dia 08 de agosto.
De acordo com a artesã Elenilda Gomes, estão sendo expostas mais de 1.300 peças, com a temática ambiental e fauna da região. Dentre os produtos são encontrados cofres no formato de animais feitos com cerâmica, peças decorativas, porta canetas e uma grande variedade de artigos e utilitários. Os preços estão entre R$ 0,50 a R$ 70,00. “Estamos vendendo muito bem, a expectativa é boa e foi superada dada ao grande número de visitantes.
O artesão Raimundo Ramos Soares, um dos expositores diz que está contente com a aceitação do público. ”Estamos satisfeitos com o sucesso da exposição. Esse trabalho específico em cerâmica foi feito exclusivamente para difundir o barro, como uma das principais matérias-prima da região para esse tipo de arte”, disse Ramos.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, elogiou o trabalho realizado pelos artistas, uma vez que as peças focam a natureza e enfatizou que o Estado de Rondônia está de parabéns por ter pessoas talentosas que se consagram a cada peça produzida como melhor artesanato da cidade. De acordo com Brito, a cultura regional fica cada vez mais fortalecida e todos ganham, o público com excelentes opções de presentes e os expositores, com ótimas vendas.
Paralelamente à exposição, o grupo de artesãos está oferecendo um momento de conhecimento com modelagem do barro para os interessados, dentre eles os próprios artistas de Porto Velho e iniciantes. A iniciativa apresenta oportunidade para imprimir o sentimento de cada um. “Qualquer pessoa pode manifestar o seu lado artístico produzindo peças com o barro”, informou Elenilda.
Participam também da exposição as artistas plásticas Greicelem Gomes e Natália Gomes, ambas do município de Pimenta Bueno.
A mostra tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio – SITRACOM, Cerâmica Romana, Casa de Cultura Ivan Marrocos, Secretaria de Esporte e Cultura – Secel e Espaço Vrena – Associação Cultural Cuniã.
Os artistas podem ser encontrados na Associação de Artesãos de Pimenta Bueno, localizada na Praça dos Pioneiros ou na Cerâmica Romana.
.

Fonte: AI/Sedam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: