sexta-feira, 3 de julho de 2009

TJRO disponibiliza acervo de material histórico para pesquisa

Alunos do curso de Introdução a Pratica de Arquivos Públicos, realizado pela Escola do Legislativo Estadual conheceram o Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia (CDH). Na ocasião, receberam orientações sobre os materiais catalogados, higienizados, sistematizados e disponíveis para pesquisas. Os estudantes puderam assistir à uma palestra com os historiadores Miguel Inácio e Marcos Veigant. O CDH do TJ RO está localizado no prédio do Fórum Criminal e funciona das 7 às 13 horas e das 16 às 18 horas.
.
Acervo
Os pesquisadores podem pesquisar aproximadamente 3000 processos históricos. Entre eles, materiais organizados em cerca de 145 caixas de processos originários da comarca de Santo Antonio do Rio Madeira entre 1912 a 1930. Além da comarca de Guajará-Mirim no período de 1929 a 1960, e de Porto Velho entre os anos de 1914 a 1969. Outros 8.000 processos estão sendo organizados para compor a coleção dos anos 70 até a década de 90, correspondente ao século XX.
Livros cartoriais das atividades jurídicas como; cartórios extrajudiciais , livros de procurações, casamentos, registros de nascimento, compra e venda de imóveis. São algumas das obras recuperadas da comarca de Guajará Mirim e que pertenceram a comarca de Santo Antonio do Rio Madeira entre os anos de 1912 a 1969.
Materiais publicados pelo Departamento de Comunicação do Tribunal a partir do ano de 1983 também estão disponíveis. É o caso do material fotográfico. Hoje estão em processo de catalogação aproximadamente 5000 mil fotografias.
.
Centro de Documentação Histórica
Criado em 1999, o CDH preserva e organiza a memória do Judiciário Estadual, além de manter intercâmbio com universidades, memoriais de outros Tribunais de Justiça, historiadores e arquivos públicos. O Centro Histórico ainda mantém permanente o espaço à disposição de interessados a desenvolver pesquisas.
Fonte: Ascom/TJ-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: